Vozes de resistência: sobre práticas educativas nos tempos e espaços

Compreender que a educação do Campo é pensada no sentido de atender ás especificidades e necessidades das pessoas que lá trabalham, não significa negar, às pessoas do campo, acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, pois eles são instrumentos importantes na luta de classes. o ponto de partida pode ser a realidade próxima, mas o objetivo é a compreensão ampla e profunda da realidade na busca de compreendê-la em seu movimento, em suas contradiçõess, a partir do trabalho humano. .

 

Práticas de Iniciação à docência

 

Este livro tem, como propósito socializar, com você leitor, algumas das práticas pedagógicas vividas no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, produzido pela articulação de muitas mãos. Primeira, a articulação dos movimentos sociais do campo, das prefeituras da região e da UNICENTRO na criação e execução do curso. Articulada a essa, a segunda, a parceria com a CAPES/Diversidade que viabilizou parte do financiamento do curso. Terceira, e tão importante, a articulação de um conjunto de departamentos e professores da universidade que possibilitaram ricos diálogos e a produção de conhecimento a cerca do campo, da educação e das áreas de conhecimento. Quinta, nossa articulação com escola pública, razão central da formação dos licenciados e da produção que colocamos em suas mãos agora. Sexta, as articulações precisam seguir

Nova edição do Boletim Informativo MovEcampo- 7ª Edição

Com muita satisfação apresentamos a 7ª. Edição do Jornal MovEcampo, que iniciou em 2010, a partir do trabalho da turma de Licenciatura em Educação do Campo, tornando-se, em 2013, o jornal do Laboratório de Educação do Campo, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Guarapuava/PR)

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Boletim Informativo MovEcampo 7ª Edição

 

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PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 002/LARANJEIRAS DO SUL PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SUBSTITUTO

Inscrições de 06/03/2017 a 10/03/2017 até as 16h30:

Local de provas e campus de atuação: LARANJEIRAS DO SUL – PR

1 Área de conhecimento 01: Educação do Campo

I – Vagas: 01

II – Regime de Trabalho: 20 horas

III – Requisitos: a) Graduação: Pedagogia ou outra licenciatura b) Especialização: Educação do Campo

Maiores informações: https://concursos.uffs.edu.br/files/84/3_Edital_177_UFFS_2017_-_abetura.pdf

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO

O I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo- GEPEC/UFSCar/ HISTEDBR ocorrerá entre os dias 26 e 28 de Julho de 2017.

O evento tem como objetivo discutir as Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina, partindo de um panorama geral da educação rural no Brasil, passando pela questão da dominação de classes e a educação para o campo, as Políticas Públicas Educacionais em Cuba e na Colômbia e, por fim, as Políticas Públicas Educacionais na América Latina.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016 A 31 DE MARÇO DE 2017 

Maiores Informações: http://www.semgepec.ufscar.br/

Ônibus Sifedoc

Estamos organizando ônibus, só fazer contato no e-mail: marlenesapelli@gmail.com
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim sediará, de 29 a 31 de março de 2017, o III Seminário Internacional de Educação do Campo e o III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul (SIFEDOC).
Solicitamos a colaboração de todos na divulgação deste evento junto aos membros de suas instituições. Destacamos que o período para inscrição de trabalhos encerra no dia 30 de janeiro de 2017.
Seguem anexos arquivos referentes ao cartaz, folder e circular explicativa para que possam ser impressos ou enviados por e-mail.
Mais informações estão disponibilizadas em iiisifedocerexim20.wixsite.com/iiisifedoc.

PRORROGADO- UFFS/Laranjeiras do Sul divulga processo seletivo para ingresso no Curso de Educação do Campo

 

A Universidade Federal da Fronteira Sul prorroga o prazo (até dia 3 de fevereiro de 2017) para inscrição no processo seletivo especial para provimento de vagas no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2017.

Maiores informações no Edital

Edital Nº 1007/UFFS/2016,

Edital 0939/2016 Inicial

 

III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana

Divulgando o III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana que ocorrerá de  9 à 31 de Março de 2017  na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim/RS.

Maiores informações no site do evento: http://iiisifedocerexim20.wixsite.com/iiisifedoc

Revista Brasileira de Educação do Campo

A Revista Brasileira de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Tocantinópolis, lançou seu primeiro número e convida os interessados para  enviarem seus manuscritos para a Chamada de Artigos da Revista para o segundo semestre de 2016.

Os escritos devem ser enviados até 5 de outubro de 2016 para a publicação em dezembro de 2016.

 

Confira o sumário da primeira edição

 

 

II Seminário de Educação do Campo e ao 8o Encontro Estadual de Educadores da Reforma Agrária

Está aberto o período para envio de propostas ao II Seminário de Educação do Campo e ao 8o Encontro Estadual de Educadores da Reforma Agrária, a se realizar entre os dias 11 e 13 de agosto de 2016, no campus Abelardo Luz do Instituto Federal Catarinense (IFC). Serão aceitas propostas nas modalidades artigos, relatos de experiência, pôsteres e oficinas e/ou minicursos. As propostas devem ser enviadas, conforme modelo definido nesta chamada, para o e-mail posgraduacao@ifc.edu.br

Maiores informações: http://eventos.ifc.edu.br/enec/2016/07/18/chamada-de-trabalhos/

Colégio Estadual do Campo Ensino Fundamental e Médio Professor Valmir Nunes

Descrições das atividades:

Em primeiro momento foram retirados os materiais das caixas que estavam em um armário, como se verifica nas primeiras fotos expostas. Este trabalho foi realizado com a ajuda dos educandos, no qual se demonstraram bastante interessados e motivados, pois relataram que alguns equipamentos nunca haviam visto ou se quer utilizado em sala de aula.

Em segundo momento os equipamentos foram selecionados e organizados conforme suas utilidades em uma mesa, também foi feito uma organização nominal de cada utensílio, que posteriormente foram expostos em um armário mais aberto com prateleiras.

Essa organização foi feita para promover uma maior facilidade ou interesse de uso em sala pelos professores que tem necessidade de utilização dos utensílios ou equipamentos laboratoriais.

A importância dessa organização foi à participação maciça dos educandos em ajudar no melhoramento de equipamentos que os mesmos poderão utilizar em sala de aula, também com intuito de despertar maior interesse ou curiosidade de uso desses materiais.

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