Lithrea brasiliensis Marchand bugreiro,aroeira-branca, pau-de-bugre.

Foto 1 – Detalhe das folhas frente e verso e frutos verdes.bugreiro-1

Foto 2–  Detalhe das folhas e flores sendo polinizadas por abelhas.bugreiro-2

Foto 3– Detalhe das folhas e flores.

Foto 4 – Vista dos galhos com frutos madurosQuati

Foto 5– Quati (Nasua nasua). Consumidor de sementes da espécie.

Foto 6 – Tronco marrom com interior com tonalidade rósea.

Família: Anacardiaceae

Nome científico: Lithrea brasiliensis Marchand

Sinonímia botânica: Lithraea brasiliensis Marchand

Nomes populares: Falsa-aroeira-de-bugre (RNC),bugreiro, aroeira-braba, pau-de- bugre.

Nome espanhol: Aruera

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore perenifólia heliófita, espécie pioneira (ARAÚJO et al., 2010) secundária inicial (GRINGS;BRACK, 2009) ou clímax (MOCHIUTTI et al., 2008). Sua altura atinge  até 25 m e seu diâmetro  45 cm. Muitas pessoas usam  cumprimentar a árvore devido sua reações alérgicas (Bom dia Aroeira pela tarde e Boa tarde Aroeira pela manhã).

Folhas: simples, alternas, obovadas, glabras, subcoriáceas a coriáceas, com limbo levemente discolor, verde escuro na face adaxial, apresenta brotações novas de coloração avermelhada.

Flores: pequenas, tetra a hexâmeras, branco-esverdeadas agrupadas em panículas terminais ou axilares.

Fruto: drupas ovoides de cor clara.

Floração: Setembro/Outubro.

Frutificação: Novembro/Fevereiro.

Sistema sexual: espécie hermafrodita.

Polinização: abelhas e insetos

Dispersão: anemocoria (KUNIYOSSHI,1983) e zoocoria (LIEBSCH;MIKICH,2009).

Ocorrência: Argentina, Uruguai. No Brasil, Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.

Paisagístico: Espécie ornamental pouco usada no paisagismo devido a alergia  que causa certas pessoas.

Apícola: As flores do bugreiro são melíferas produzindo pólen e néctar (PEGORARO; ZILLER,2003).  Possuem substância cáustica que causam alergias (pruido e manchas vermelhas na pele), os grãos de pólen, a seiva, folhas quando quebrados, podem provocar sérios problemas alérgicos em pessoas sensíveis (FLEING,1989)

Utilização: Postes, moirões, lenha e carvão.

Bibliografia consultada

Carvalho, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras / Paulo Ernani Ramalho Carvalho. -Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2014. 634 p. Il color; (Coleção espécies Arbóreas, v.5).

CARVALHO, P.E.R; ZELAZOWSKI, W. H.; LOPES, G.L. Comparação entre espécies florestais nativas e exóticas com “one-tree-plot” em Santa Helena, PR. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1996. 2 p. (EMBRAPA-CNPF. Pesquisa em Andamento, 20). Biblioteca(s):CPAF-AP (FL 05273 EMB).

GOMES, G. C.; CARDOSO, J. H.; FERRER, R. S.;  RODRIGUES, P. R. F.; RODRIGUES, W. F. Árvores da Serra dos Tapes: Guia de Identificação com Informações Ecológicas, Econômicas e Culturais. Brasília, DF: Embrapa, 2013. 171 p.

INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ. Planejo de Manejo do Parque Estadual do Guartelá. Curitiba: IAP,2002. Disponível em: <http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Plano_de_Manejo/Parque%20Estadual%20Guartela/cap_iv_1infosespecificas.pdf>. Acesso em 9 de março de 2016.

90 ideias sobre “Lithrea brasiliensis Marchand bugreiro,aroeira-branca, pau-de-bugre.

  1. Sou do Rio Grande do Sul, e aqui essa planta “safadinha” ocorre em locais onde a madeira de lei foi explorada, com isso ela consegue predominar.
    Sou uma destas “certas pessoas” em quem ela provoca alergias. O contato com as folhas ou seiva causa irritação da pele, vemelhidão, bolhas, coceira e, em casos severos, febre.

  2. Vish, nesse momento mesmo to cheio de alergia, pela segunda vez já, eu não sabia o que me causava esta alergia, até uma senhora conhecida minha me dizer que o que causava essa alergia era o bugre, o nome popular utilizado aqui, ai consegui encontrar o nome desta planta, também sou do RS Cláudio…
    Abraços…

  3. Como tenho imunidade baixa e urticária crônica, ficou + fácil para a plantinha, fui infectada por uma pessoa que teve contato com a arvore(a pessoa não teve nada), mas eu fiquei com o corpo tomado dessa reação. Achei que era um surto da urticária e foi esse contato. Fazem 5 dias, com medição injetável diprospram, hidroxizine, celestamine e + uma injetável celestone soluspan. É horrível isso. Moro em curitiba, a semana não foi nada fácil.

    • Maria o bugreiro causa reações alérgicas a diversas pessoas e como é o pólen fica difícil evitar o contato porque o vento carrega longe mas deve-se tomar cuidado para a planta não atingir principalmente os ólhos.

  4. Não o conhecia,cortei um para fazer uma mesa.Sofri muito ele provoca uma coceira intensa fica uma espécie de queimadura.Agora já sei,sempre que vejo um bugre(árvore) passo longe.

  5. Bom dia,
    Eu tenho alergia provocada por essa planta. Gostaria de saber sem tem algum remédio ou pomada que pudesse usar para aliviar a coceira e inchaço que ela provoca.
    Muito obrigado,
    Antônio

    • Tem um remédio caseiro que é muito bom. Pega uns 3 raminhos de hortelã e umas 3 pontas (cerca de 3cm) de espada de São Jorge, corta eles em pedaços pequenos e macera os dois juntos. Depois misture álcool (preferencialmente aquele 92º, mas pode ser o álcool 70% líquido), pode colocar em uma garrafa, isso vai render cerca de 500ml. Importante é chacoalhar bem ele na garrafa e deixar descansar por 2 dias. Aplique na área do corpo afetada, ele vai secar as pipocas e parar imediatamente a coceira. Tive que fazer isso faz uns 5 dias e funcionou bem.

      • Gerson… que legal a sua receita caseira… segunda-feira estávamos em nosso sítio aqui no Paraná, e lá tem esse bugreiro… minha mãe pegou alergia… fomos em uma farmácia e foi receitado um remédio Emistin – fumarato de clemastina + dexametasona… 1 comprimido de 8 em 8 horas…. e resolveu… mas claro sempre tem que perguntar na farmácia ao farmacêutico… ou ir ao médico… valeuu

        • Edson Gazoli tem muita gente pegando alergia de bugreiro recebemos todos os dias de ajuda é uma espécie linda mas que causa sérias complicações alérgicas

  6. No momento estou com as irritações provocadas pelo bugreiro. Já é a terceira ou quarta vez. Estou tratando com cloridrato de isotipendil 7,5 mg/g (Andantol gel), o que utilizado nas vezes anteriores, e sempre com ótimo resultado. É indicado para picadas de insetos, coceiras e alergias.

    • GILBERTO HAUS REALMENTE QUEM É ALÉRGICO TEM QUE TOMAR CUIDADO NA ÉPOCA DA FLORAÇÃO O POLEM É MUITO PERIGOSO E MUITAS PESSOAS SÃO AFETADAS ABRAÇO

  7. Moro aqui em Campo Largo numa zona rural e já peguei três vêzes esta coceira danada, tratei com remédio chamado predisona e loratadina, além de uma pomada a base de cetoconazol, mas os resultados são meio demorados. Me falaram também que tomar um chá com fôlhas queimadas do bugreiro dão resultado imediato.- OK

    • Bom dia.. moro na região de Curitiba cidade de Lapa PR,
      Tem uma receita simples para a cura do bugreiro, eu e minha esposa somos hiperalergicos a bugreiro e pelo menos uma vez ao ano temos q tomar cha da casca de bugreiro.. vc pega lascas de cascas e deixa em infusão por alguns minutos numa caneca de porcelana e toma.. é muito ruim mas é o unico remédio (vacina) que realmente funciona.. o chá atua como uma vacina e produz anticorpos por um bom tempo.. e com isso vc nao vai ter problemas com a alergia pois vai ficar imune por um longo período. . Vale tambem colocar na água do chimarrão pra inibir o gosto amargo e amarrador do chá. .

      • Luiz Carlos muito obrigado pela dica tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que pegam a alergia causada pelo bugreiro, Obrigado pelo acesso.
        Gerson Luiz Lopes

      • Olá boa noite Luiz Carlos… Tive essa alergia e me ensinaram esse chá. Tomei ele é a alergia entrou no meu organismo… Não parava mais nada no meu estômago. Comida , água, tudo eu vomitava emagreci 12 kilos enquanto estava com essa alergia. No momento tive um novo surto. Tá bem complicado

        • Toda família Anacardiaceae, Aroeira-vermelha, aroeira-chorão. e os bugreiros causam alergias algumas pessoas são alérgicas a uma delas, por isso o mesmo remédio que serve para não serve para outro. Gerson Luiz Lopes

  8. olá,gostaria de saber que tipo de erva poderia ser usada no combate a inflamação(foliculite),inflamação da raiz do pelo.Já fiz vários tratamentos e ñ está surgindo efeito.Me falaram para macerar folhas de (pau-bugre) e passar no local da inflamação. O problema é que ñ sei como é a planta e também se ela pode ser usada para esse fim.Se puder me auxiliar ficaria muito agradecido.Obrigado.

    • Leandro José Malacarne não saberia te dizer mas deve procucar casas que vendam ervas naturais quando ao bugreiro é tóxica e causa alergias.

  9. Também fui pego pelo bugreiro as duas primeira vez ate que não me afeto muito mais a terceira esta muito forte,meus olhos estão muito adente e esta inchado fui ao medico elevei 2 encheção mais oque esta mais me ajudando e a rueira em que quando eu vou dormi passo um paninho úmido, e a medica também me receito passa compressa com água gelada e antibiótico e anti alérgico.

    • Geverson Guimarães fervendo as propriedades medicinais ficam mais forte não se toma chá de bugreiro para nada é bom nem chegar perto quanto mais tomar o chá.
      Gerson Herbário Herbário online

  10. Diante de tantas preocupações com o Bugreiro, é sempre bom lembrar que as pessoas devem procurar um dermatologista, sempre que aparecerem os sintomas. Já manipulei folhas de bugreiro e não aconteceu nada, porém alguns não podem nem passar perto desta árvore. Ervas medicinais podem ser muito eficazes, mas sempre com orientação de especialistas. A Klabin, em Telêmaco Borba, tem um laboratório fitoterápico que é referência no país todo. Espero ter ajudado.

    • Obrigado Laércio Pereira de Oliveira tem um ditado que diz AS PLANTAS CURAM MAS TAMBÉM MATAM, nós do Herbário Online apenas indicamos para o que doença a planta é indicada, qualquer chá ingestão de folhas cascas de plantas tem que ser indicado por um Médico ou especialista na área.
      HERBÁRIO ONLINE GERSON LUIZ LOPES

      • Isso mesmo… Pq na primeira vez q tive essa alergia do bugreiro… Foram longos quatro meses pq eu não descobria o q era, pq não conhecia a árvore. E qdo descobri me ensinaram o tal chá já q injeções e remédios não faziam o menor efeito. Fiz o tal chá. E pra mim quase foi um suicídio. A alergia foi pra dentro do meu organismo. Tudo o que eu ingeria eu vomitava. Tudo, água,comida… Emagreci doze kilos. Então um alergista disse q eu teria q fazer uma geral na minha casa. Lavar tudo… Cobertores, toalhas, roupas pq tínhamos feito com a madeira um pé de mesa… E não sabíamos. Tiramos a mesa e depois da limpeza geral. Minha alergia parou.

    • Samara Liberalesso geralmente as reações são causadas por contato direto aroeirite em pessoas sensíveis, mas algumas substâncias são dispersas pelo ar, eu desconheço.Deve procurar um Médico Dermatologista que poderá tirar sua duvida obrigado pelo acesso.
      Herbário Online Gerson Luiz Lopes

  11. Sábado fui na colônia de no domingo minha cara ficou cheia de bolinhas, parece áspero, deve ser isso, dava coçeira e ficava bem vermelho, ainda não saiu as bolinhas porem a coceira passou, vocês me aconselham o que? Ir ao medico?

  12. Que árvore &$$&@$ essa,me deu uma alergia,já estou assim a 9 dias,vermelhão e bolinhas vermelhas,tomando 2 anti alérgico passando pomada e depois pasta d’aqua e nada,realmente não sei oque fazer alguém pode por favor me ajudar

  13. Oi pessoal,eu tava descendo um morro e encosteis numa planta com a cara,agora estou com um vergao de 7cm no rosto,e esse vergao queima muito.Sera que é éssa tal de aroeira???Tem algum remedio???prejudica a saude pra quem tem bronquite???? ME AJUDE POR FAVOR!! OBRIGADO ABRAÇOS
    Ass; Keniel

  14. Oi Gersin é a 5 vez que pego bugre, faz 12 dias que estou sofrendo com a coceira, tomei Emistin, Celestsminebe não adiantou!
    Algumas regiôes saiu muito prurido e já secou!
    A minha preocupação é o braço que encheu de bolhas e o prurido ñ saiu e as bolhas estão secando e braço enchadoo! É normal!

  15. meu nome é augusto eu tambem peguei essa alergia e ja se faz algum tempo as bolhas ja secaram mas ficaram as manchas ficaram e esta horrivel nos braços e nos pes eu nao sei mas oque faço alguei pode me ajudar gostaria de um remedio pra acabar com as manchas obrigado

  16. Olá. Nos meses em que não há floração também pode causar alergia? Minha filha está há 5 dias tomando antialérgicos e cortisona e as lesões reaparecem. Existem aroeiras no terreno vizinho ao meu. Estou investigando se a causa é a árvore ou a algum alimento. Obrigada.

    • Daniela alergia pode ser provocada em contato com as folhas casca, frutos, mas todas as espécies da família Anacardiaceae podem causar alergias, como aroeira-vermelha, aroeira-chorão, veja em nosso site, obrigado pelo acesso.
      Gerson Luiz Lopes.

  17. voçe pode nao acreditar mais tem que conversar com as plantas inclusive com o bugreiro cada vez que passar em baixo ou perto pede licença ou ou comprimente a arvore e ao sair despedir

  18. Meu filho pegou essa alergia do bugreiro ficou muito inchaço e cheio de urticaria precisou ficar internado tomou injeção eletrônica comprimido anti histaminico.agora está com muita coceira daí descobrir que leite com sal é ótimo para coceira. Mas não deixe de procurar um médico.

  19. Segundo os antigos, quando avistarmos e passarmos por de baixo da árvore bugreiro, devemos pedir licença para ela. Caso a pessoa não o faça ficara com sérios problemas alérgicas. Vermelhidão e uma coçeira intensa pelo corpo. O que deve-se e fazer e voltar ao local e pedir desculpas a árvore por ter passado e não ter pedido licença, Essse comentário veio de uma antiga benzedeira, agui da cidade de Curitiba-PR

  20. Eu fiz isso, passei por baixo e pedi licença e bom dia, no outro dia estava cheio de coceira, no dia seguinte meti a moto-serra e queimei a desgraçada, por final aumentou mais a coceira!

  21. Costumo praticar ciclismo nas estradas rurais de Ijuí/RS. Em novembro estranhei que comecei a sentir uma ardência nos braços, pernas e barriga (estava sem camisa). Não via nenhum inseto me picando, o que achei estranho. Começaram a aparecer “caroços” vermelhos que comichavam muito, e pioravam com o passar dos dias … levou mais de um mês para voltar ao normal, e ficaram marcas. Ontem aconteceu novamente, desta vez fui a uma dermatologista e ficou constatado que é alergia desta árvore maldita. Agora tomando um coquetel de remédios e pomada e muita “disposição” para dias de muita coceira …..

    • Alexandre o bugreiro é nossa página mais visitada realmente é um problema para quem é alérgico veja os comentários anteriores tem muitos remédios usados por várias pessoas. Obrigado pela visita abraço Gerson Luiz Lopes

  22. Árvore maldita sim. Quando adolescente no Paraná pegava essa maldita coceira quase todo mês e demorava 1 semana para sarar.O Rosto todo inchado e uma coceira terrível,além da febre. Não há remédio. Se pegar demora 1 semana para sarar. Não tem jeito. Felizmente hoje moro no estado de São Paulo e aqui não tem essa planta maldita. Por aqui as pessoas nem a conhecem..Evito até ir visitar parentes no estado do Paraná (região de Ponta Grossa ) porque por lá é cheio dessa árvore do inferno.

  23. Olá pessoal, a alergia do bugreiro pegou muito forte em mim principalmente no rosto inchou muito, os olhos quase nem abriam. Fui ao médico, ajuda um pouco mas ele melhora mesmo entre 10 a 15 dias. Leite com sal ajuda amenizar um pouco a coceira. Mas a noite quando a coceira era muito fazia esfoliação diretamente no local da coceira com SAL normal de cozinha, se for no começo a esfoliação com sal seca rapidamente as pipocas evitando que se espalhe pelo corpo inteiro. Mas faça tudo com cautela, ordem, decência e PACIÊNCIA pois o melhor remédio é evitar contrair a alergia. Procure respeitar ao máximo a natureza se entrar em matas busque orientações de pessoas que frequentam, residem ou especialistas em florestas.

      • Entendo,
        Mas me criei junto com bugreiro, além de já ter sofrido muito – hoje somos “amigos”…. kkk.

        Mas realmente médicos urbanos ajudam muito pouco para males silvestres.
        A história de berne é verdade.

        Mas fumaça da folha resolveu para mim. E leite com sal alivia a coceira sim.

  24. Olá. Em sites brasileiros é muito difícil ler sobre plantas. Muitos, sem conhecimento, postam fotos e descrições que fogem da verdade. Misturam tudo. Parabéns pelo trabalho que estão realizando. Tenho a pimenta-rosa, fruto da aroeira, e temia usar na culinária por não ter certeza se era brava ou não.
    Estou mais tranquila. Obrigada. Ah, aqui também era costume cumprimentar o pau-de-bugre com um “bom dia compadre” e “boa tarde compadre”. No caso de dúvida, o cumprimente. Rsrs

  25. Ola, sou de Guarapuava PR e tenho chacara recentemente fiz uma cerca e utilizei Mouroes de bugre acabei adiquerindo a alergia pela segunda vez e o remedio caseiro que recomendo e passar leite com açúcar direto onde se tem a alergia e tomar leite de magnésia muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *