Tomografia Computadorizada

           Aparelhos de Tomografia computadorizada são usados desde os anos 70 e revolucionaram a imagem médica. Atualmente, milhões de radiografias são realizadas no mundo inteiro todos os anos para diferentes situações em uma variedade de campos clínicos. Em emergências, por exemplo, a tomografia computadorizada é amplamente utilizada, pois pode fornecer informação muito rapidamente.

            Seu funcionamento é baseado na emissão e detecção de raios X. Isso é feito no Gantry – uma moldura circular e rotatória, com um tubo de raios X montado em um lado, e um detector do outro lado. Os feixes de raios X são emitidos constantemente enquanto o Gantry gira em torno do paciente, dessa forma, milhares de imagens são tiradas em uma rotação, resultando em uma imagem da seção transversal completa do corpo.

            Assim como no exame de raios-X convencional, ao interagir com o corpo humano, parte da energia dos raios X é absorvida, sendo que essa absorção é diferente para tecidos, ossos, músculos, etc. A diferença é que os exames de tomografia computadorizada fornecem imagens bem mais detalhadas do que os de raios-X convencionais, especialmente no caso de vasos sanguíneos e tecidos moles, tais como órgãos internos e músculos. Geralmente, esse é o exame mais eficaz para identificar tumores, vasos pulmonares ou nódulos no corpo humano, além de ser também muito eficiente a sua atuação no cérebro humano.

Imagem Tomografia Computadorizada            Uma imagem de um tórax, obtida pela tomografia computadorizada, é mostrada na figura a seguir.

            REFERÊNCIAS

<http://vencerocancer.com.br/cancer/exames-2/tomografia-computadorizada/>, visitado em 01/11/2015.

<http://www.institutojoserocha.com.br/o-que-e-tomografia.php>, visitado em 01/11/2015.

<http://www.radiacao-medica.com.br/tipos-de-imagens-medicas/raios-x/tomografia-computadorizada-ct/>, visitado em 01/11/2015.

Autor do Texto: Alex Silva de Moraes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *