1941 – 1950

Prêmio Nobel em Física – 1950

Image result for Cecil Frank Powell

Cecil Frank Powell

 

O prêmio Nobel de Física de 1950 foi entregue a Cecil Frank Powell, basicamente pela descoberta da partícula méson-pi.

Powell nasceu no dia 5 de dezembro no ano de 1903, em Tonbridge. Fez sua graduação na faculdade de Cambridge, onde graduou-se na Natural Science Tripos, em 1927 obteve seu Ph.D. e mudou-se para a Universidade de Bristol como assistente de pesquisas no HH Wills Physical Laboratory.

Cecil Powell descobriu que partículas carregadas que se movem através de emulsões fotográficas deixam trilhas que podem ser examinadas nas imagens desenvolvidas posteriormente. Fez melhorias nesta técnica para estudar radiação e reações nucleares. Em 1947, descobriu que as partículas incidentes de raios cósmicos poderiam reagir com núcleos atômicos na emulsão, criando outras partículas de curta duração. Partícula subatômica denominada méson-pi que fora proposta em 1935, pelo físico japonês Hideki Yukawa.

Em 1949, Hideki Yukawa ganhou o prêmio Nobel por sua previsão teórica da existência dos mésons, porém em 1950, apenas Cecil Frank Powell foi contemplado com o Nobel em Física pelo desenvolvimento do método fotográfico de estudo dos processos nucleares e pelas descobertas sobre os mésons feitas com esse método, apesar de Lattes ter sido o principal pesquisador e o primeiro autor do artigo sobre os mésons, publicado na revista Nature.

Provavelmente a razão de apenas Powell ter sido contemplado com o prêmio é que, até 1960, a política do comitê do Nobel, era entregar o prêmio apenas para o chefe da equipe de pesquisadores responsável pela descoberta.

Autor do Texto: Allan Gaspareto

Referências:

DESCONHECIDO. Powell Biography. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1950/powell-bio.html> Acesso em 13 de Abril de 2017.

Prêmio Nobel em Física 1949

Image result

O Nobel de Física de 1949, foi entregue a Hideki Yukawa, por formular a hipótese dos mésons, baseado em trabalhos teóricos sobre forças nucleares.

Os mésons eram inteiramente desconhecidos até que Hideki Yukawa em 1934 previu sua existência. Como Yukawa havia sugerido, o estudo da radiação cósmica deu a primeira evidência experimental da existência de mésons. Essa evidência foi dada em 1937 por Anderson, Neddermeyer e outros físicos americanos. Estas investigações foram guiadas pela teoria de Yukawa. O físico britânico Powell e seus colaboradores descobriram então que há dois tipos de mésons. Enquanto existem mésons do tipo leve, os mésons do outro tipo são um pouco mais pesados ​​e diferentes em outros aspectos.

Também foi confirmado experimentalmente, que os mésons podem existir apenas por um tempo muito curto. Um méson pesado vive apenas cerca de um centésimo de um milionésimo de segundo e é então transformado em um méson leve e provavelmente em um neutrino. O méson leve desaparece após alguns milionésimos de segundo, e então os elétrons e os neutrinos são criados.

Após a primeira evidência experimental da existência dos mésons o interesse na teoria de Yukawa aumentou. Muito esforço foi expandido no desenvolvimento da teoria. Com isso, Yukawa e seus colaboradores japoneses assumiram a liderança. Entre outras coisas, eles encontraram teoricamente que existem mesons neutros, além dos carregados.

Autor do Texto: Alan Cristian

Referências:

DESCONHECIDO. NOBEL PRIZE: 1949: Disponível em:<http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1949/>

Prêmio Nobel em Física 1948

Image result for Patrick Maynard Stuart Blackett

 

O prêmio Nobel em física do ano de 1948 foi entregue a Patrick Maynard Stuart Blackett, pelo desenvolvimento do método da câmara de nuvem de Wilson e por suas descobertas nos campos da física nuclear e da radiação cósmica.

Patrick Maynard Stuart Blackett nasceu no dia 18 de novembro de 1897 em Londres. Estudou nos colégios Navais de Osborne e Dartmouth, com intuito de se preparar para ser oficial da marinha, atuando entre os anos de 1914 a 1918. Algum tempo depois, passou a ensinar no Magdalene College, em Cambridge. Ingressou no laboratório Cavendish e realizou trabalhos sob a supervisão de Lord Rutherford. Um desses estudos foi tornar a câmara de Wilson automatizada.

A câmara de nuvens é um aparelho onde minúsculas partículas eletricamente carregadas passam através de um ar supersaturado, deixando trilhas atrás delas. Blackett usou esta câmara para o estudo de partículas do cosmos e de reações nucleares. Patrick Blackett e Giuseppe Occhialini, em 1932, conectaram a câmara a um contador Geiger, que detecta a passagem das partículas, fazendo com que a imagem fosse captada precisamente quando a partícula passasse. Com esse experimento Blackett mostrou que, com a aplicação de alta energia, pares de elétrons e pósitrons poderiam ser formados a partir de fótons.

Autor do Texto: Diana M. N. Thomem

Referencias:

[1] DESCONHECIDO. Premios Nobel de 1948. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000500017&lng=pt&nrm=is>. Acesso em: 30 maio 2017.

[2] DESCONHECIDO. The Nobel Prize in Physics 1948. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1948/press.html>. Acesso em: 30 maio 2017.

Prêmio Nobel em Física – 1947

Image result for Sir Edward Victor Appleton

Sir Edward Victor Appleton

O prêmio nobel em Física de 1947 foi concedido integralmente ao físico Britânico Sir Edward Victor Appleton pela sua pesquisa sobre a atmosfera e a descoberta da agora chamada “Camada Appleton”.

Quando os sinais de rádio começaram a ser enviados através do Oceano Pacífico no início do Século XX, se tornou aparente que os sinais de rádio seguiam a curvatura da Terra, por motivos, até então, não-comprovados. A hipótese entre os Físicos e Metereólogos da época, era que a existência de uma camada superior da atmosfera, de algum modo refletia parte dos sinais de rádio da volta para a Terra.

Appleton conseguiu demonstrar experimentalmente a existência desta camada, a ionosfera, ou Camada Appleton, em homenagem a Sir Edward. A comprovação científica desta camada, foi de demasiada importância para a construção de novas tecnologias que fazem uso de ondas eletromagnéticas, como o radar.

Referências:

Edward V. Appleton – Facts“. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 6 Jun 2017.
<http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1947/appleton-facts.html>

Prêmio Nobel em Física – 1946

Image result for Percy W. Bridgman

Percy W. Bridgman

O laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1946 foi Percy W. Bridgman pela invenção de um aparelho para produzir pressões extremamente altas e pelas descobertas que ele fez no campo da física de alta pressão .

Por volta de 1905, Bridgman começou a estudar certos fenômenos ópticos sob a influência da pressão.  Durante os experimentos, partes de vidro de certos aparelhos explodiram e uma parte essencial dele foi destruída e teve de ser substituída. No intervalo, Bridgman tentou encontrar outro uso para o aparelho de pressão real e, ao trabalhar com um dispositivo de vedação para a câmara de pressão, descobriu que o dispositivo de vedação que ele tinha construído funcionou muito melhor do que ele imaginou inicialmente, pois a eficiência da vedação provou aumentar à medida que a pressão aumentava e não havia vazamento perceptível. Após o problema de vazamento ter sido resolvido, um avanço em relação a maiores pressões veio essencialmente a questão de materiais. 

As características essenciais do aparelho de pressão Bridgman são dois recipientes, que se comunicam entre si por meio de fortes canais de conexão. Todo o sistema é preenchido com um fluido apropriado. Em um dos recipientes (a própria câmara de pressão), o fluido de pressão é submetido, por meio de um pistão móvel, a uma grande pressão, que é transmitida pelo fluido para o outro recipiente, a câmara experimental real.  Esta última parte mencionada varia de acordo com a natureza das investigações projetadas. 

Autora do Texto: Gabriele Chomen

Referências:

DESCONHECIDO. The Nobel Prize in Physics 1946. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1946/press.html>. Acesso em: 20 JUN. 2017.

 Prêmio Nobel em Física – 1945

Image result

Wolfgang Pauli

O Prêmio Nobel de Física de 1945 foi concedido a Wolfgang Pauli “pela descoberta do Princípio de Exclusão, também chamado de Princípio de Pauli”.

Wolfgang Ernst Pauli nasceu no dia 25 de Abril de 1900 em Viena, filho de Wolfgang Joseph Pauli e Berta Camilla Schütz, seu nome do meio foi dado em homenagem ao seu padrinho, o físico Ernst Mach. Pauli graduando-se com honra em 1918 em Viena. Publicou o seu primeiro artigo científico apenas dois meses após a sua graduação, sobre a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Frequentou então a Universidade Ludwig-Maximilian de Munich, onde trabalhou com Arnold Sommerfeld, obtendo seu doutorado em 1921 pela sua tese sobre a teoria quântica da molécula de hidrogênio ionizada.

No modelo atômico de Bohr, os elétrons se movem em orbitas fixas ao redor do núcleo. A medida que esse modelo se desenvolveu, foram atribuídos certos números quânticos aos elétrons que correspondem a estados distintos de energia e movimento. Em 1925, Pauli introduziu dois novos números e formulou o Princípio de Paili, onde propôs que dois elétrons em um átomo não podem ter conjuntos idênticos de números quânticos. Foi descoberto mais tarde que aos prótons e nêutrons nos núcleos também poderiam ser atribuídos os números quânticos e o Princípio de Pauli também se aplicava a eles.

Autor do Texto:Diego Henrique Witchemichen 

Referências:

DESCONHECIDO. The Nobel Prize in Physics 1957. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1957/>. Acesso em: 21 mar. 2017.

Prêmio Nobel em Física 1944

Image result for Isidor Isaac Rabi

Isidor Isaac Rabi

O prêmio nobel em Física de 1944, foi concebido à Isidor Isaac Rabi por seu método de ressonância para registrar as propriedades magnéticas dos núcleos atômicos. Isidor nasceu em Raymanov, na Áustria, dia 29 de julho de 1898. Graduou-se em 1919 em Bacharel em Química na Universidade de Cornell, em Nova York, e em 1927 recebeu o seu Ph.D., Grau de trabalho sobre propriedades magnéticas dos cristais. No ano de 1940 foi concebido licença de Columbia para trabalhar como sendo diretor associado do laboratório de radiação em Massachusetts no Institute of Tecnologia no desenvolvimento das bombas atômicas.

Em 1930 Isidor começou a estudar as propriedades magnéticas dos núcleos atômicos, desenvolveu um equipamento que baseava-se na produção de oscilações eletromagnéticas com as mesmas frequências que a precessão de Larmor dos sistemas atômicos em um campo magnético. Na aplicação do princípio de ressonância, conseguiu detectar e medir estados únicos de rotação de átomos e moléculas e determinar os momentos mecânicos e magnéticos dos núcleos.

Autor do Texto: Lhonidas de Senna Junior

Referências:

The Nobel Prize in Physics 1944″. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 16 Jun 2017. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1944/>.

Prêmio Nobel em Física 1943

Image result for Otto Stern

Otto Stern

O Prêmio Nobel em Física de 1943 foi concedido integralmente para Otto Stern. Um físico alemão que foi nomeado 82 vezes para o prêmio nobel, conseguindo finalmente ganhar por sua contribuição para o desenvolvimento do método de raios moleculares e por sua descoberta do momento magnético do próton.
Em diversos aspectos, os elétrons e átomos atuam como rotação de cargas gerando assim campos magnéticos. Em 1922, Otto Stern e Walter Gerlach fizeram um experimento que consistia em passar um feixe de átomos de prata através de um campo magnético não homogêneo. De acordo com a física clássica, o feixe deveria se espalhar em somente uma distribuição, mas outro fenômeno foi visto. Foi observado que havia dois feixes distintos. Sendo assim, este resultado apoiou a teoria da física quântica que os elétrons e os átomos ocupam apenas certos estados de energia e de movimento. Sendo possível quantificar quando haveria o momento angular dessas partículas.
Otto Stern só recebeu seu Prêmio Nobel um ano depois, em 1944. Durante o processo de seleção em 1943, o Comitê Nobel de Física decidiu que nenhuma das nomeações do ano atendia aos critérios descritos na vontade de Alfred Nobel. De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, o Prêmio Nobel pode, nesse caso, ser reservado até o ano seguinte, e este estatuto foi então aplicado. Otto Stern recebeu, portanto, o Prêmio Nobel de 1943, um ano depois, em 1944.

Autora do Texto: Mariana Gabriela Fabiani

Referências:
Otto Stern – Facts Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 01 Jun 2017. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1943/stern-facts.html>