SBF: O Alimento Para Vampiro Vegano

Por: Alaíne Gomes

1            O SBF (simulated body fluid, com sua tradução fluido corporal simulado) é uma solução com concentração iônica semelhante ao do plasma sanguíneo humano, mantida sob as mesmas condições fisiológicas de pH e temperatura (pH 7,4 e temperatura de 36,5°C). O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do volume total. Nele, proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias estão dissolvidos em água.

        O SBF foi apresentado formalmente por Kokubo et al., que teve como objetivo avaliar as alterações e reações do mesmo em uma superfície de vidro cerâmico bioativo. Essa solução pode ser usado como um método de teste in vitro para estudar a formação de camada de apatita na superfície dos implantes, a fim de prever a sua bioatividade in vivo dos ossos. Para um material artificial ligar-se ao osso vivo, é de extrema importância a formação da camada de apatita sobre a superfície do implante. In vitro (“em vidro”) é uma expressão latina que designa todos os processos biológicos que têm lugar fora dos sistemas vivos, no ambiente controlado e fechado de um laboratório.

           Pode-se utilizar o SBF para saber se um material é bioativo ou não, pois o consumo de íons de cálcio e fosfato, presentes na solução, podem ou não resultar no crescimento espontâneo de apatita na superfície do material. Ou seja, um biomaterial embebido da solução vai ter um crescimento ósseo com núcleos de apatita na sua superfície. Os testes de crescimento de apatita são demorados, no mínimo 7 dias. Porém é possível fazer uma solução mais concentra de íons de cálcio e fosfato o que acelera o processo de crescimento.

         Já foi realizada uma tentativa para investigar a aplicação do SBF na Terapia genética. Nesse estudo, as nanopartículas de fosfato de cálcio, necessárias para a entrada de DNA de plasmídeo (pDNA) no núcleo das células, foram sintetizadas a partir de uma solução de SBF e misturado com pDNA. O estudo in vitro mostrou maior eficiência na inserção de genes para os complexos fosfato de cálcio/DNA obtidas a partir da solução de SBF, em comparação com os complexos preparados em água pura.

            Referências:

Kokubo T. (1991). “Bioactive glass ceramics: properties and applications”. Biomaterials 12: 155-163.

Kokubo T, Kushitani H, Sakka S, Kitsugi T, Yamamuro T. (1990). “Solutions able to reproduce in vivo surface-structure changes in bioactive glass–ceramic A–W”. Journal of Biomedical Materials Research 24: 721-724.

Nouri Alireza, Castro Rita, Santos Jose L, Fernandes Cesar, Rodrigues J, Tomás H. (2012). “Calcium phosphate-mediated gene delivery using simulated body fluid (SBF)”. International Journal of Pharmaceutics 434: 199-208.

Composição do Sangue, UOL Educação, disponível em <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/composicao-do-sangue-plasma-hemacias-leucocitos-e-plaquetas.htm>, acesso em ago, 2016.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *