Por: Luciane Almeida
Tristeza ou depressão? Segundo dados da g1.com, o Brasil está em oitavo lugar no número de suicídios, ao todo, se contabiliza 804 mil suicídios por ano. Isto é, cerca de uma morte a cada 40 segundos, e normalmente, depressão é a causa mais frequente desse acontecido.
Muitas vezes a tristeza é confundida com depressão, mas não se deve confundir algo momentâneo, a algo prolongado. A depressão, também chamada de transtorno depressivo major, é uma doença psiquiátrica capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos e físicos. Seu sintoma mais conhecido é uma profunda e prolongada tristeza, mas nem todo tipo de tristeza é necessariamente depressão.
Mais de 21% dos brasileiros de 14 a 25 anos têm sintomas indicativos de depressão, e progressivamente a aumento do número de diagnostico. A OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que até o ano de 2020 a depressão passe a ser a segunda maior causa de incapacidade e perda de qualidade de vida na população mundial.
Os casos mais comuns que acarretam em depressão na adolescência, é uma educação diferenciada ou separação dos pais, perda de um ente próximo, hormônios, cobranças e pressão estabelecidas por familiares. Ou seja, uma realidade que contradiz seus aspectos de uma vida baseada em “achismo”.
Nestes casos, a depressão afeta psicologicamente, fazendo com que as pessoas se fechem em um mundo totalmente delas, ou que passem a acreditar em coisas superficiais como o álcool, drogas ou até mesmo, causando o suicídio. Se abrir com alguém e falar que está com problemas se torna difícil até mesmo para quem não possui tal doença.
O mês de setembro, é chamado de setembro amarelo que visa conscientizar a população e prevenir suicídios. Tentar se abrir com alguém próximo e falar o que está acontecendo se torna mais fácil para achar soluções qualificadas, e assim, alguém que possui depressão pode encontrar o tratamento certo, como atendimento psicológico e medicação adequada.
Agora mesmo, pelo menos duas pessoas cometeram suicídio e ninguém pode fazer nada.
Referências:
BRASIL É O 8º PAÍS COM MAIS SUICÍDIOS NO MUNDO, APONTA RELATÓRIO DA OMS. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/brasil-e-o-8-pais-com-mais-suicidios-no-mundo-aponta-relatorio-da-oms.html>. Acesso em: 11 de setembro de 2016.
ADOLESCENTES PRECISAM DE APOIO. Disponível em: <http://ajudaemocional.tripod.com/id193.html>. Acesso em: 11 de setembro de 2016.
DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/855/depressao-na-adolescencia-8745.html>. Acesso em: 11 de setembro de 2016.
MAIS DE 21% DOS JOVENS TÊM SINTOMAS DE DEPRESSÃO; 5% TENTARAM SUICÍDIO. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/26/mais-de-21-dos-jovens-tem-sintomas-de-depressao-5-tentaram-suicidio.htm>. Acesso em: 11 de setembro de 2016.