Quando decidimos viajar temos que nos preocupar com várias coisas, como hospedagem, bagagem, mas quando vamos viajar para outro país existem outras preocupações que devemos levar em conta, como o idioma deste país e os costumes. É obvio que os costumes mudam de país para país, e de certa forma este é um dos motivos que levam as pessoas a querer conhecer lugares diferentes. Só que existem coisa que não devem ser feitas em alguns lugares, e que se você souber lhe evitará algum constrangimento. A seguir segue uma lista de costumes brasileiros que devem ser evitados em outros países:
-
Usar a mão esquerda para cumprimentar os outros na Índia.
Na Índia sempre cumprimente as pessoas com a mão direita, pois em muitos lugares, até mesmo em hotéis, não existe papel higiênico, e a higiene é feita com a mão esquerda. Então, cumprimentar as pessoas com a mão esquerda se torna uma grande ofensa.
-
Ficar tocando em alguém durante a conversa na Bélgica.
Caso você seja uma pessoa super extrovertida e brincalhona é melhor evitar muito contato físico na Bélgica. Isso faz parte do costume belga, eles não gostam de ser apalpados ou tocados durante a conversa.
-
Passar a mão na cabeça de uma criança na Tailândia.
Além dos tailandeses também não gostarem de muito contato físico, na Tailândia não se deve passar a mão na cabeça de uma criança. Isso representa uma grande ofensa porque segundo a religião budista (principal religião no país), a cabeça é o lugar onde a alma da pessoa fica guardada.
-
Chegar atrasado ou levar um amigo a mais para a festa na Suécia.
Caso você seja convidado para uma festa na Suécia não leve um amigo a mais. Os suecos são bem formais, se você puder levar um amigo isso estará especificado no convite, caso contrário não haverá lugar para mais um a mesa. Também controle o horário e se possível chegue cinco minutos antes.
Ficou curioso com outros costumes que devem ser evitados em outros países? Acesse este link e leia mais dicas.
Referências:
[1] MARSIGLIA, Luciano. 7 costumes brasileiros para NÃO fazer em outros países. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/comportamento/7-costumes-brasileiros-nao-fazer-outros-paises/>. Acesso em: 19 set. 2017.