Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, com toda certeza, será lembrado como um dos mais notáveis astrônomos do nosso país. Nasceu no dia 25 de maio de 1935, na cidade de Rio de Janeiro, e desde criança já possuía um certo interesse na área da ciência. Interesse este que adquiriu ao ouvir sua mãe descrever a aparição de 1910, do cometa Halley , e ao observar pela primeira vez um outro cometa, aos 12 anos de idade.
Ingressou no Observatório Nacional como auxiliar de Astrônomo em 1956. Em 1960 formou-se bacharel em física pela Universidade do Estado de Guanabara (atual UERJ) e logo depois, se licenciou também em física pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, completando em 1967 seu doutorado pela Universidade de Paris, na França, com menção “Très Honorables”.
Foi um dos fundadores da Sociedade Astronômica Brasileira em 1974, e do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ) em 1976. Em 1979, recebeu o Prêmio José Reis de divulgação científica, do CNPq, no qual era pesquisador. Também foi fundador e primeiro diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em 1985.
Publicou 98 livros, dentre eles o “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica” e “O livro de ouro da astronomia”, além de ter mais de mil ensaios em revistas e jornais. Na década de 1970, foi convidado pelo Projeto Minerva para produzir a série “O Céu do Brasil”. Essa série foi ao ar, no rádio, entre novembro de 1978 e junho de 1979, num total de trinta programas, todos com roteiros escritos por Mourão. Estes programas foram organizados e se encontram disponíveis on-line. (Link para acesso ao site da série O Céu do Brasil: www.oceudobrasil.ufscar.br/ )
Na área da pesquisa astronômica, focou seus estudos no campo das estrelas duplas, asteroides, cometas e técnicas de astrometria fotográfica. Descobriu vários asteroides em observações realizadas no Observatório Europeu Austral (ESO), em La Silla, no Chile e foi o primeiro brasileiro a ter um asteroide com seu nome.
Ronaldo Rogério de Freitas Mourão faleceu no dia 25 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, com 79 anos de idade.
Texto por: Felipe Leria Stefenon
REFERÊNCIAS:
O CÉU DO BRASIL. Astronomia no rádio. Disponível em: < http://www.oceudobrasil.ufscar.br/ >. Acesso em: 08 de maio de 2018.
FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. Além do Céu Azul – Dr. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Disponível em: < http://www.filosofiadasorigens.org.br/fo/index.php/aconteceu-na-midia-menu-artigos/107-alem-do-ceu-azul-dr-ronaldo-rogerio-de-freitas-mourao >. Acesso em: 08 de maio de 2018.