O cientista laureado com o premio Nobel de 1907 foi Albert Abhaham Michelson: “Por seus instrumentos de precisão óptica e as investigações espectroscópicas e metrológicas realizadas com sua ajuda”. Em meados da década de 1880, Albert Michelson desenvolveu um aparelho chamado de interferômetro, que usa um espelho semitransparente para dividir um feixe de radiação eletromagnética uniforme. Depois de passar diferentes ondas através de diferentes canais, as ondas de luz são recombinadas e a diferença nas distâncias percorridas leva a uma diferença de fase entre si, o que gera padrões de interferência. O instrumento é usado para medir o comprimento de onda e a velocidades de luz com grande precisão.
Grande apreciador das precisões das suas medidas, Michelson aperfeiçoou seu instrumento, conseguindo uma precisão muito grande nas medidas da velocidade da luz, dando uma maior precisão a medidas astronômicas e a comprovação da inexistência do éter luminífero, dando suporte a teoria da relatividade geral de Einstein.
Texto por: Gabriel Grube dos Santos
Referencias
[1]”The Nobel Prize in Physics 1907“. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Acessado em 3 de julho de 2018. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1907/>