Artur Avila Cordeiro de Melo, nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em 1979, é um matemático brasileiro, naturalizado francês, e internacionalmente reconhecido nas áreas da física e da matemática. Este reconhecimento, se deve principalmente por suas contribuições no campo de sistemas dinâmicos, as quais renderam a Avila, a Medalha Fields, em 2014. A Medalha Fields é um dos, se não o mais, importante prêmio na área das ciências matemáticas, sendo até vulgarmente chamada de “Nobel dos Matemáticos”.
Avila ficou famoso também por ter, junto com a pesquisadora Svetlana Jitomirskaya, solucionado “o problema dos dez Martinis”, o qual buscava demonstrar um padrão matemático nas variações energéticas de elétrons. O problema ficou conhecido por este nome, pois o pesquisador norte-americano Barry Simon, que propôs o problema em 1980, se comprometeu a pagar 10 doses de Martíni a quem o conseguisse solucionar. E de fato, Artur foi premiado com algumas rodadas da bebida[3].
Todo este reconhecimento e prestígio são de total merecimento para Avila, pois apenas com 16 anos foi ganhador da medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática. Um ano depois, entrou e concluiu o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). E ao mesmo tempo em que obtinha o diploma de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendeu sua tese de doutorado também no IMPA. Com 29 anos, tornou-se o profissional mais novo a assumir a direção de pesquisa no conceituado Centro Nacional de Pesquisas de Paris.
Avila atualmente possui 39 anos e foi nomeado professor catedrático (titular) de matemática na Universidade de Zurique (University of Zurich – UZH), cargo que começara a ocupar no dia 01 de setembro deste ano (2018).
Artur Avila, que é considerado um dos melhores matemáticos analistas do mundo, é tido como exemplo por muitos jovens em nosso país, e no mundo, que decidiram embarcar no mundo das ciências matemáticas.
Texto por: Felipe Leria Stefenon
REFERÊNCIAS:
[1] Artur Avila. Isto é. Disponível em: <https://istoe.com.br/397393_ARTUR+AVILA/>. Acesso em 21 ago. 2018.
[2] Fields Medal Winner Artur Avila appointed Full Porofessor at UZH. University of Zurich. Disponível em: <http://www.media.uzh.ch/en/Press-Releases/2018/Artur-Avila.html>. Acesso em 21 ago. 2018.
[3] Pela primeira vez, brasileiro recebe o “Nobel da Matemática”. Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/educacao/pela-primeira-vez-brasileiro-recebe-o-nobel-da-matematica/>. Acesso em 21 ago. 2018.