Físico e matemático irlandês, nasceu dia 15 de Fevereiro de 1826 em Oakley Park, na Irlanda. Foi um dos grupos de cientistas irlandeses que fizeram contribuições significativas para o estudo de espectros, sendo a luz de várias cores emitidas ou absorvidas por substâncias diferentes. Também estudioso da estrutura da matéria e, também se dedicou a fazer uma primeira avaliação do número de Avogadro (6,0221409×1023).
Stoney frequentou Trinity College Dublin, formando-se em 1848 e foi professor-assistente no Observatório Lord Rosse em Birr. Entre os anos de 1852 à 1857 foi professor de Física em Queen’s College Galway.
O trabalho científico mais importante de Stoney foi a concepção e cálculo da magnitude do átomo ou partícula de eletricidade, pelo qual ele cunhou o termo “elétron”. Ele também estimou o número de moléculas em um milímetro cúbico de gás, a temperatura ambiente e a pressão, ambos a partir de dados obtidos pela teoria cinética dos gases.
Anos mais tarde, em 1897, a intuição de Stoney sobre a natureza da eletricidade, foi confirmado pelo físico Inglês Joseph John Thomson.
Stoney morreu em 5 de Julho de 1911, em Londres na Inglaterra.
Texto por: Lhonidas de Senna Junior
Referências:
Biografías y Vidas. George Johnstone Stoney. Disponível em: <https://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/stoney.htm> Acesso 30 de Janeiro de 2018.
Autor desconhecido. Disponível em: <http://famousirishscientists.weebly.com/george-johnstone-stoney.html> Acesso 30 de Janeiro de 2018.