Projetos executados em 2015:
Mitos da Física 2.0
Descrição: Durante este ano deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2014. Durante o período novos temas, envolvendo conceitos físicos, foram estudados, preparadas apresentações e demonstração através de experimentos e vídeos.
Elaboração de experimentos de baixo custo e roteiros
Descrição: Neste ano foram melhorados os experimentos e experiências desenvolvidas no ano anterior. Além disso, foram desenvolvidos os seguintes experimentos com seus correspondentes roteiros:
1) Pêndulo de Curie
Autores: Bruna Alves dos Santos, Maycol Szpunar, Nicole Gabriele de Moura
Descrição: O experimento tem como objetivo comprovar qualitativamente a lei de Curie sobre o fenômeno de magnetização. O conjunto consiste basicamente em um pêndulo com um filamento de cobre que compõem o filamento do pêndulo, ligado a um filamento de ferro amaçado e enrolado em forma de esfera, onde este último representa a massa no pêndulo, utiliza-se de um ímã para atrair esse peso em direção da sustentação do pêndulo, e no ponto de equilíbrio, peso da mola, força magnética e tração no fio de cobre, é adicionado uma vela acesa para aquecer a massa do pêndulo. Após o aquecimento, a massa perde a atração magnética provocada pelo ímã, assim o pêndulo oscila saindo da atuação da vela, após esfriamento provocado pelo ambiente o ímã volta a magnetizar a massa do pêndulo.
2) Controle Remoto Rudimentar
Autores: Bárbara de Almeida S., Diana Navroski, Layara Baltokoski
Descrição: O experimento consiste em um interruptor feito com um copo de plástico e papel alumínio. Ligando-se um piezelétrico, acende-se a lâmpada e dando um leve toque no copo ela apaga-se. Este experimento auxilia na compreensão de ondas e campos elétricos e magnéticos.
3) Estudo das ressonâncias acústicas em tubos fechados numa extremidade
Autores: Bruna Alves dos Santos, Maycol Szpunar, Nicole Gabriele de Moura
Descrição: O experimento tem como objetivo determinar a velocidade do som no ar. O experimento possui uma configuração simples, bastando ter alguns tubos uniformes e tapando uma das extremidades do tubo e assoprando na outra é possível emitir um som de ressonância provocada pela vibração das ondas no interior do tubo. Utilizando-se de um software, o Audacity e um microfone, pode-se gravar esse som e na ferramenta “análise de espectro”, desenha-se então o espectro de frequências onde os picos nesse espectro correspondem as frequências de ressonância do tubo. Uma vez obtida essas frequências, e utilizando-se das equações obtidas e deduzidas no roteiro de experimento, e utilizando-se do excel, plota-se então um gráfico de frequência vs n, e com a análise e através das equações se obtém a velocidade do som no ar.
4) Roteiro periscópio e propagação da luz
Autores: Alaíne Gomes, Matheus Wesley Pretko, Vinícius Cesar de Oliveira
Descrição: O experimento visa o entendimento dos princípios que regem a propagação da luz, bem como sua reflexão e a aplicação desses fenômenos. Ele é composto por um periscópio de baixo custo, feito com laminas de mdf e dois espelhos, que simula o equipamento utilizado em submarinos. Também possui, 6 espelhos fixos em bases de angulo ajustável que permite formar figuras com a reflexão da luz, além de estudar o angulo de incidência e de emissão de um laser em um espelho.
5) Enxergando a Voz
Autores: Bruna Alves dos Santos, Maycol Szpunar, Nicole Gabriele de Moura
Descrição: O experimento tem como objetivo destacar conceitos como o fato do som ser uma onda mecânica que se propaga pelo ambiente, observar as figuras de interferência e o fenômeno da ressonância. O conjunto consiste em uma lata de massa de tomate ou leite condensado, deve-se retirar o fundo da latinha. Utilizou-se uma bexiga, cortando a parte em que se assopra. Utilizando fita adesiva prende-se o fundo da bexiga em um dos lados da lata. Depois disso, um quadradinho de CD (1cm) deve ser cortado e colado em cima dessa bexiga, com o lado espelhado voltado para cima. Para apoiar o laser, cortou-se um cano de PVC onde houve o encaixe do laser, prendendo tudo na lata, de modo que o laser ficasse inclinado a 45 graus. Após isso, o aluno deve falar dentro da lata de modo que o laser seja projeta em uma parede e observar as figuras que irão se formar.