2016

Elaboração de experimentos de baixo custo e roteiros

Descrição: Neste ano foram desenvolvidos os seguintes experimentos com seus correspondentes roteiros:

1) Câmara Escura

Autora: Gabriele Chomen Costa

Descrição: A câmara escura trata-se de uma caixa em geral, totalmente fechada com paredes opacas e um pequeno orifício em uma de suas faces. Com ela, é possível observamos um objeto luminoso ou que esteja iluminado, sendo que a imagem será formada na parede oposta ao do orifício e será real e invertida.

2) Canhão de Borracha

Autora: Mariana Gabriela Fabiani

Descrição: Com o canhão de borracha podemos observar com clareza a 3ª Lei de Newton, a Ação e Reação. Com o auxílio de elásticos de dinheiro, madeira e pregos, o experimento é realizado com grande eficácia. Podendo mostrar os alunos como funciona a 3ª Lei, e a conservação de quantidade de movimento.

3) Canhão Magnético

Autora: Gabriele Chomen Costa

Descrição: O experimento de baixo custo do canhão magnético, consta de um sistema feito de cano PVC cortado longitudinalmente e nele acoplado 5 Imãs. Neste sistema é colocado 10 esferas de metais, estas que servem de “carga”; para o canhão, para o sistema entrar em movimento, deve ser adicionado uma 11ª esfera. Ao adicionar esta última esfera, o sistema entrará em funcionamento, de modo que conforme a esfera em movimento toca um imã a esfera que estava em repouso junto ao imã, entrará em movimento e assim sucessivamente até a última esfera do sistema. Neste experimento muitos conceitos da física podem ser abordados, bem como campo magnético, energia cinética, colisões, conservação de momento entre outros.

4) CD Flutuante

Autora: Diana Maria Navroski Thomen

Descrição: Este experimento pretende demonstrar a interação do atrito com o movimento de um CD. Com o auxílio de uma bexiga cheia acoplada no CD, é possível eliminar grande parte do atrito entre as superfícies, fazendo com que o CD se mova livremente sobre a mesa.

5) Cone Antigravidade

Autor: Sanderson Carlos Ribeiro

Descrição: O cone antigravidade ou cone duplo antigravitacional como também é conhecido, serve para demonstrar um objeto que aparentemente se desloca contra a gravidade, uma força fundamental, que foi estudada por renomados cientistas como Isaac Newton (1642-1727) e Albert Einstein (1879-1955). Com a prática realizada nesse experimento, espera-se que o aluno consiga compreender, que a força da gravidade age igualmente em todos os corpos, perto ou sobre a superfície terrestre, e, assim entender o conceito de centro de gravidade.

6) Controlando a intensidade da luz com a mente

Autor: Maycol Szpunar

Descrição: O experimento de baixo custo, tem como finalidade, implementar um circuito semelhante aos circuitos presentes em postes de iluminação pública, de modo a observar os componentes eletrônicos que o compõem, compreender o funcionamento do circuito e de cada componente com ênfase maior no LDR e no transistor.

7) Comprovação da Lei de Hooke

Autora: Alaíne Gomes

Descrição: Esse experimento consiste na comprovação experimental da lei de Hooke, onde molas diferentes são distendidas com pesos específicos, os valores anotados e feito um gráfico para calcular a constante elástica da mola. Segundo a lei de Hooke a força elástica é proporcional ao deslocamento da mola vezes uma constante característica da mesma.

8) Eletroscópio

Autora: Taynara dos Santos

Descrição: O objetivo desse experimento é fazer com que o aluno observe e entenda a existência de cargas elétricas e a repulsão entre as de mesmo sinal. Ele consiste em, um frasco de vidro com papel alumínio dentro e fora dele sendo conectados por um fio condutor, ao eletrizar a parte exterior de papel alumínio podemos ver a repulsão dentro do frasco.

9) Garra Hidráulica

Autor: Matheus Henry Przygocki

Descrição: Este experimento de baixo custo tem, como finalidade a demonstração empírica das propriedades dos fluidos incompreensíveis e do Princípio de Pascal, onde uma armação de madeira leve é manipulada por seringas e tubos cheios d’água que ligados, funcionam como pistões.

10) Gerador Elétrico Caseiro

Autora: Diego Henrique Witchemichen

Descrição: O objetivo desse experimento é ajudar o aluno a entender melhor o conceito de indução eletromagnética. O experimento consiste em um motor de leitor de DVD é acoplado a uma roda com uma correia para ajudar a girar o motor com velocidade gerando assim uma corrente que acende um LED.

11) Holograma em 3D

Autora: Alaíne Gomes

Descrição: O Experimento consiste na elaboração de um holograma em 3D para celulares, utilizando materiais de baixo custo e videos específicos. Com esse roteiro é utilizado para falar a reflexão da luz, além de motivar o aluno sobre diversos assuntos de ficção científica, já que hologramas são muito usados nesse meio.

12) Microfone Parabólico

Autor: Marcelo Henrique Penteado

Descrição: O experimento com a utilização do Microfone Parabólico visa a compreensão de conceitos que envolvem as propriedades matemáticas de uma parábola e da equação da onda que descreve o sinal, as direções de captação de um microfone e a variação da intensidade de sinais sonoros para alterações nessa direção. Além do microfone, montado com materiais de fácil acesso, a prática faz o uso de Gerador de Sinais e de Software de Osciloscópio.

13) Submarino na Garrafa

Autor: Maurício Mazur

Descrição: O submarino na garrafa trata-se de uma garrafa com água e uma tampinha de caneta flutuando dentro da garrafa. Com isto podemos observar o princípio de Pascal, pois podemos fazer a tampinha afundar até a parte de baixo da garrafa, ou fazer ela parar no meio da garrafa, dependendo de como realizamos o experimento.

14) Termoscópio, o precursor do termômetro

Autora: Bárbara de Almeida Silvério

Descrição: O Termoscópio foi um instrumento inventado por Galileu. O objetivo principal dele seria avaliar as variações de temperatura sem quantificá-las, como ocorre num termômetro – no entanto, pode-se criar uma escala arbitrária apenas para melhor observação, isto é o que deve ser feito neste experimento. Primeiramente observa-se a variação da coluna de liquido e, a partir da escala métrica do equipamento, cria-se uma nova escala termométrica. Com estas práticas é esperado compreender conceitos como dilatação térmica e escalas de temperatura.