Yahoo entra com ação contra o Facebook por infração de patentes

Companhia diz que rede social violou mais de 10 patentes.
Segundo ‘AllThingsDigital’, Yahoo busca reparação na Justiça.

Do G1, em São Paulo

Reportagem do jornal The New York Time fala sobre acusação do Yahoo (Foto: Reprodução)

O Yahoo entrou com uma ação contra o Facebook por infração de patentes, informou o site “AllThingsDigital” nesta segunda-feira (12).

Conforme nota enviada ao site, o Yahoo disse que foi forçado a buscar reparação na Justiça pois o assunto com a rede social não foi resolvido. O processo foi arquivado em uma corte federal de San Jose, na California.

“O Yahoo tem investido recursos substanciais em pesquisa e desenvolvimento ao longo dos anos, o que resultou em inúmeras invenções de tecnologia patenteadas que outras empresas licenciaram”, disse o comunicado.

“Essas tecnologias são a base do nosso negócio que envolve mais de 700 milhões de visitantes únicos mensais e representam o espírito de inovação em que o Yahoo é construído”, continuou a declaração. “Infelizmente, o assunto com o Facebook continua por resolver e fomos compelidos a buscar reparação na Justiça Federal. Estamos confiantes de que vamos triunfar”, concluiu o Yahoo.

Segundo o “AllThingsDigital”, o Facebook respondeu que vai se defender “vigorosamente contra essas ações enigmáticas”. “Estamos desapontados que o esforço do Yahoo em negociar conosco tenha sido limitado a alguns curtos telefonemas. Nós continuamos descobrindo os novos desenvolvimentos sobre um parceiro de longa data por meio da imprensa”, disse a rede social.

Segundo reportagem do “The New York Times” publicada em fevereiro, o Yahoo exigiu que o Facebook pagasse a licença pelo uso de 10 a 20 patentes relacionadas à publicidade, feeds de notícias, controles de privacidade e mensagens instantâneas. Na época, o Yahoo pediu que a rede social de Mark Zuckerberg pagasse as taxas de licenciamento ou correria o risco de enfrentar uma ação judicial.

Fonte: G1

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.