Facebook contra-ataca e acusa Yahoo de violar 10 de suas patentes

Em março, Yahoo entrou com processo contra a rede social.
Segundo advogado do Facebook, empresa violou suas patentes.

Da France Presse

Logo do Facebook (Foto: AFP)

O Facebook contra-atacou o Yahoo nesta terça-feira (3) acusando o site de violar patentes, depois que o portal iniciou um processo judicial em março alegando que a rede social utilizava boa parte de sua tecnologia.

O Yahoo iniciou um litígio com o Facebook em um tribunal da Califórnia em março acusando a rede social de infringir 10 patentes em várias áreas, incluindo publicidade, privacidade e serviço de mensagens.

“Desde o início anunciamos que íamos nos defender vigorosamente contra a ação do Yahoo, e hoje, emitimos nossa resposta sob a forma de uma ação contra o Yahoo por infringir 10 patentes do Facebook”, disse o advogado da empresa, Ted Ullyot.

O Facebook admitiu que uma vitória do Yahoo nos tribunais teria um impacto negativo em seus resultados financeiros, em um momento em que prepara sua abertura de capital na bolsa.

Compra de patentes
Para se defender da ação do Yahoo, o Facebook comprou 750 patentes da IBM para ampliar seu portfólio. A leva de patentes compradas abrangem um amplo espectro de tecnologia, de ferramentas de busca a semicondutores, de acordo com uma fonte próxima ao assunto.

O Facebook havia registrado 56 patentes e 503 aplicações até 31 de dezembro, disse a empresa em um documento registrado no Securities and Exchange Comission, regulador do mercado de capitais do país. Com a compra das patentes da IBM, o número deve crescer.

Ações
No dia 1º de fevereiro, o Facebook apresentou seus documentos aos órgãos regulatórios para fazer uma oferta inicial de ações (o chamado IPO) em que espera arrecadar US$ 5 bilhões. A estreia da rede social na bolsa de Nova York está prevista para maio, com o símbolo FB. A expectativa do mercado é que o IPO seja o maior para uma empresa de internet, superando o de quase US$ 2 bilhões do Google, feita em agosto de 2004.

Fonte: G1

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.