Adaptado por: Jéssica Chiafitela

Como forma de atitudes sustentáveis surgem criações das mais variáveis possíveis uma dessas criações foi a ideia de, como se refrescar em casa de uma forma prática, econômica e é claro sustentável.

Pensando assim em Bangladesh criaram o Eco-cooler ou ar-condicionado ecológico, que não utiliza energia elétrica, por ser tratar de um país em que há maioria de seus habitantes vive em situações precárias, sofrendo com altas temperaturas, em um vilarejo com aproximadamente 28 mil pessoas, vivendo em casebres sem água corrente, e com temperaturas passando de 45º C, criaram um ar-condicionado com garrafas pets e papelão. Sua montagem é prática, simples e funcional, colocando em suas portas e janelas, este equipamento funciona da seguinte forma, o ar quente entra nas garrafas pelo lado de fora o lado maior, mandando um ar frio para o gargalo da garrafa, refrigerando imediatamente o ambiente em 12ºC aproximadamente.

Para entender melhor este funcionamento utiliza-se a lógica do sopro, se aproximar sua mão da boca e soprar com a boca mais aberta sairá um ar quente, e com a boca mais fechada sairá um ar frio, isto acontece devido a passagem do ar quente de um orifício mais largo para um mais estreito perdendo energia e esfriando.

Esta criação é uma boa ideia para ser aplicada em nosso país, pois além de não utilizar energia elétrica e o material utilizado não custar nada, a população mais carente se beneficia. Como os dias estão se tornando mais quentes e verões rigorosos, o norte e nordeste do nosso país onde a população sofre principalmente com a escassez de água  irá ter um pouco mais de conforto nos dias quentes, além de retirar da natureza este material dando uma nova utilidade.

Vídeo:   https://www.youtube.com/watch?v=7MNoRq4jVzg

 

Fontes:

Fonte das figuras: http://fastseg.blogspot.com.br/2016/07/ar-condicionado-caseiro-eco-cooler-nao-usa-eletricidade.html

Fonte: http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/ar-condicionado-sem-eletricidade-e-criado-em-bangladesh/ . Acesso em 10/10/2017.