A Água Oxigenada e a Luz

         A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio possui a fórmula H2O2. Ela é formada naturalmente em organismos aeróbios obrigatórios ou facultativos. É também produzida por diversas espécies de animais como forma de proteção. Como no caso de uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos.

            Hoje em dia, a produção industrial de água oxigenada se dá por um processo conhecido como processo de Riedl-Pfleiderer.

              Ao entrar em contato com a luz, a água oxigenada se decompõe em água e oxigênio em uma reação exotérmica. Por causa disso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a sua degradação.

              Existem diversas aplicações para a Água Oxigenada, sejam elas industriais ou residenciais.

             Em indústrias, é utilizado na produção de perborato de sódio; como alvejante em detergentes industriais; na produção de outros peróxidos orgânicos, como o peróxido de dibenzoíla, e como catalizador em reações de polimerização.

            As aplicações domésticas são diversas. Sua forma diluída em água é vendida em farmácias para o tratamento de feridas, sendo que ela serve para conter pequenos sangramentos e para limpar micro-organismos causadores de infecções. Pode ser usado também para matar germes causadores de doenças bucais e pode auxiliar no clareamento dentário. É também usado para o clareamento do cabelo.

           Atualmente, existem pesquisas sendo feitas a respeito do uso da água oxigenada no tratamento de câncer.

         É interessante notar que a presença de luz é extremamente necessária na maioria das aplicações da Água Oxigenada, visto que é a luz a responsável pela decomposição do H2O2 em água e oxigênio.

           REFERÊNCIAS

<http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/agua-oxigenada/>, visitado em 09/12/2015.

<http://alunosonline.uol.com.br/quimica/peroxido-hidrogenio.html>, visitado em 09/12/2015.

Autor do texto: Alex Silva de Moraes


Comentários

A Água Oxigenada e a Luz — 1 comentário

  1. muito interessante gostaria de ter mais conhecimento do assunto para montar meu TCC no curso de biomedicina, como poderia ser usada peroxido de hidrogênio em diagnósticos, preciso de artigos para estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *