Escrito por: Viviane Fernandes de Souza

Notícias publicadas no final do mês de maio nos informaram que o governo federal reduziu em 51% o orçamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os cortes foram proporcionalmente maiores que os feitos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no orçamento da Agência de Proteção Ambiental (31%). Fonte: http://proclima.cetesb.sp.gov.br e http://www.observatoriodoclima.eco.br

Embora as abordagens sobre meio ambiente venham ganhando mais espaço desde a década de 70, ainda é um assunto tratado muitas vezes com descaso ou deixado em segundo, terceiro, último plano. Conforme o Art. 225 da Constituição Federal, a sociedade tem o direito e o dever de reivindicar sobre os cuidados ao meio ambiente, pois afinal trata-se da nossa casa em comum. E cabe tanto ao poder público como aos cidadãos preservar este ambiente.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição Federal, 1988).

Para isso é preciso despertar em cada indivíduo a CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. Tal conscientização pode ser trabalhada em todos os níveis do ensino e em todas áreas da sociedade através da EDUCAÇÃO AMBIENTAL. E, quando se trata de setor econômico, esta conscientização pode ser trabalhada através de consumidores conscientes que busquem produtos e serviços “ecológicos”. Gerando assim, uma “economia ecologicamente correta”.

O artigo apresentado tomou como base o modelo denominado Variável Ambiental; Percepção e Comportamento do Consumidor – VAPERCOM, desenvolvido para avaliar a percepção do consumidor considerando a variável ambiental nas etapas da ACV (Análise do Ciclo de Vida do produto), visando o incremento da competitividade organizacional. De acordo com os autores, o estudo avaliou o comportamento dos universitários enquanto consumidores, a partir da sua percepção em relação à variável ambiental. E oferece subsídios à gestão organizacional no planejamento de ações, considerando o posicionamento, as expectativas e avaliação deste nicho de consumidores.

Artigo: BRANDALISE, L. T. et al. A percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental. Gestão & Produção. São Carlos, v. 16, n. 2, p. 273-285, abr.-jun. 2009.