Escrito por: Renata Bahena Corrêa

A compostagem é um processo que dá um destino melhor e mais correto a quase 50% do lixo das casas. Consiste em que toda a matéria orgânica do lixo passar a ser adubo orgânico, ou seja, também é uma forma de reciclagem orgânica. A compostagem cria adubo, que consequentemente gera também melhor estrutura para o solo, redução de herbicidas e pesticidas por ter nele fungos e microrganismos naturais. Pode ser usada para jardins, hortas e para flores.

O Brasil é o terceiro pais no mundo que produz mais lixo. São centenas de toneladas por dia e graças à compostagem esse valor pode diminuir sensitivamente.

A compostagem pode ser feita de várias formas, dentre elas podemos citar o minhocário.

  • Como fazer a compostagem (minhocário) na sua casa:

1º Passo: Ter um recipiente para coletar os descartes orgânicos;

2º Passo: Uma composteira adequada para o tamanho da casa e quantas pessoas residem nela. Consiste em 3 caixas plásticas que se encaixam uma na outra, a primeira e a segunda chamadas de caixas digestoras, devem ter os fundos furados para dar vazão ao líquido e, também, permitir que as minhocas passem de uma caixa para a outra, e a terceira dever ser totalmente fechada, com uma torneirinha para retirar o adubo líquido.

3º Passo: Obter húmus com minhocas vermelhas ou californianas que se alimentam de material orgânico fresco, ideais para a compostagem. Não é indicado utilizar terra vermelha que dificulta a passagem do líquido.

4º Passo: Obter material vegetal seco como: serragem grossa, folhas secas, grama seca ou palhas. Se a opção for serragem grossa, certifique-se que está livre de resíduos tóxicos como tinta, verniz e cola.

5º Passo: Obter uma pá, ou algo do tipo para misturar os compostos orgânicos.

6º Passo: Cobrir o fundo da primeira caixa (de cima) com uma camada de 5 a 7 cm de altura de húmus com minhoca.

7º Passo: Colocar em um dos cantos o material orgânico (não espalhar pela caixa, concentrar em um espaço pequeno), colocar um pouco de material vegetal seco (serragem, por ex.) e misturar os compostos. Após isso, cobrir totalmente com a serragem. Essa etapa é muito importante para o processo e também para que a composteira não atraia mosquitos e exale cheiro.

8º Passo: Assim que encher a primeira caixa, muda-se a posição das caixas, trocando a primeira pela segunda caixa. Na segunda caixa deve-se preencher apenas com húmus ou terra sem minhocas. E depois só repetir novamente o procedimento.

9º Passo: Após encher a segunda caixa, o material da primeira vai concluindo o processo e no final do período pode se fazer a retirada do adubo (húmus) e a inversão novamente das caixas e assim por diante.

10º Passo: Pela torneirinha retira-se o adubo líquido que deve ser diluído na água para fazer a rega das plantas. Já para retirar o húmus, a melhor maneira, indicada por Cláudio Spínola (Diretor da Morada da Floresta – SP), é colocar a composteira no sol (as minhocas não gostam de luz e mergulham na terra) e com ajuda de uma pazinha vá raspando de leve e retirando o adubo. A ideia é coletar apenas o material, sem as minhocas.