Escrito por: Renata Bahena Corrêa

BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. v. 5, n.1, p. 118-136, 1º Trimestre de 2014. Disponível em: www.univali.br/ricc – ISSN 2236-5044

O artigo mostra um estudo realizado nas escolas de Bombinhas-SC com a finalidade de observar se há possibilidade de a educação ambiental nas escolas influenciar no desenvolvimento sustentável, analisando como as crianças desde pequenas podem ter uma consciência voltada à valorização da vida, através de formação de novos hábitos e estilo de vida diferente, sem o consumismo excessivo, sem o desperdício dos recursos naturais. Com uma pergunta lógica: Quais seriam as atitudes a serem tomadas para mudar essa realidade? Através da busca pela Educação Ambiental, devem entender desde pequenos os princípios básicos da sustentabilidade e consumo.

Em 1999, a educação ambiental tornou-se lei, Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, onde em seu Art. 2° afirma:

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

O Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental. As escolas devem tratar a educação ambiental a partir dos conhecimentos passados para os alunos permitindo que eles observem a natureza como uma prática social.

“O aprender a cuidar da natureza é algo gradativo, onde o ser humano compreende que o uso indevido dos recursos naturais pode afetar sua qualidade de vida e do resto do mundo e que o cuidado com o meio ambiente não é somente responsabilidade dos órgãos governamentais. ”

ARTIGO: https://www.univali.br/graduacao/direito-itajai/publicacoes/revista-de-iniciacao-cientifica-ricc/edicoes/Lists/Artigos/Attachments/984/Arquivo%206.pdf