Por: Izabella Kinczel.

Questões relacionadas ao meio ambiente têm sido muito abordadas atualmente, no que se refere à má preservação do mesmo. Com o passar do tempo encontra-se cada vez mais soluções para amenizar esses problemas ambientais, tais como alternativas para um descarte correto de resíduos, a reutilização dos recursos que o meio ambiente nos oferece, dentre outros.

Um dos resíduos que contribuem para essa problemática ambiental é o óleo de cozinha usado, pois é um resíduo que não pode ser descartado como lixo orgânico e levado para o aterro, e infelizmente é descartado de forma incorreta, em ralos de pias principalmente. O descarte incorreto pode direcionar esse resíduo para rios ou riachos, contaminando a água, ou indo diretamente para o sistema de esgoto, acarretando num maior custo para o tratamento desse material.

Com o intuito de contribuir para a amenização desses problemas ambientais, trabalhos são desenvolvidos em Universidades, como o realizado por Carmen Lúcia Wegner da Silva que desenvolveu seu projeto no Curso de Especialização em Educação Ambiental, com o seguinte tema: ÓLEO DE COZINHA USADO: COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

O projeto desenvolvido no município de Formigueiro–RS consistiu de três etapas. Na primeira etapa avaliou-se o destino que era dado ao óleo de cozinha usado. Na segunda etapa, avaliou-se a percepção ambiental dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município. Na terceira etapa, buscando a conscientização dos discentes, foi promovida uma palestra sobre Educação Ambiental e os problemas que o descarte incorreto causa no meio ambiente e para finalizar, realizou-se uma oficina de confecção de sabão utilizando o óleo de cozinha usado.

A transformação do óleo de cozinha usado em sabão é uma das alternativas mais viáveis, pois estimula a todos ao descarte correto e de uma forma indireta você economiza quando reutiliza o produto ao qual foi investido dinheiro na compra. Existem diversas receitas para a fabricação em casa do sabão com óleo de cozinha usado, mas caso não queira produzir seu próprio sabão, procure alguém próximo a você que recolha esse resíduo para esse fim e pratique o consumo consciente.

É preciso que tenhamos consciência de que nossos atos podem acabar prejudicando o meio em que vivemos, e que em atitudes simples estaremos contribuindo para uma vida com muito mais qualidade. Atitudes conscientes nos levam muito mais longe.

Descarte corretamente!

Referencia Bibliográfica:

Silva, C. L. W. da; ÓLEO DE COZINHA USADO: COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Monografia de Especialização. Santa Maria, RS. 2013.