Por: Fernanda Carvalho dos Santos e Gabriele Setnarski

A educação abre espaço para criar, aprender e trazer novas ideias, além disso, normalmente relacionamos educação com coisas boas e inovadoras. Quando associamos educação e meio-ambiente, fazemos com que várias ações sejam pensadas e hábitos sejam desenvolvidos em busca de um ambiente melhor e sustentável. A educação ambiental é uma ferramenta que busca nos sensibilizar e nos capacitar para entender os problemas ambientais locais e mundiais. Para melhor entender esse conceito, tem-se a Agenda 21 que nos diz:

O ensino é também fundamental para conferir consciência ambiental e ética, valores e atitudes, técnicas e comportamentos em consonância com o desenvolvimento sustentável e que favoreçam a participação pública efetiva nas tomadas de decisão. Para ser eficaz, o ensino sobre o meio ambiente e desenvolvimento deve abordar a dinâmica do desenvolvimento do meio físico/biológico e do sócio econômico e do desenvolvimento humano (que pode incluir o espiritual) deve integrar-se em todas as disciplinas e empregar métodos formais e meios efetivos de comunicação. (Agenda 21)

Neste sentido a educação ambiental precisa ser trabalhada com as crianças. As escolas precisam enfatizar esse assunto, pois o fato das crianças ter acesso a educação ambiental é algo muito importante, pois elas vão estar aqui no futuro, onde poderão construir um mundo que leve em consideração o meio ambiente. Atualmente é importante que os jovens, adultos e idosos também possam ter esse mesmo contato, porque somente assim pode-se mudar o presente. A educação ambiental é necessária atualmente em todos os setores da sociedade, pois é muito grande o descaso e desconhecimento da problemática ambiental, dificultando ações concretas necessárias cotidianamente.

Diante da extrema importância à sociedade, em 27 de abril de 1999 foi criada a lei que rege a Política Nacional de Educação Ambiental, lei n° 9795, onde os conteúdos englobam: conceito, objetivos, princípios, atuação e sua relação com a Educação.

São inúmeros os problemas ambientais na atualidade como; lixo, plástico, gases do efeito estufa e outros poluentes. O primeiro passo para combater estes problemas é ter consciência da problemática ambiental. Esta conscientização é necessária e será possível via educação ambiental para todos. Os problemas ambientais estão presentes em nosso dia a dia, portanto são urgentes e não podem ser deixados para gerações futuras resolverem!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Capítulo 36 da Agenda 21, disponível em:Microsoft Word – c36a21.doc (mec.gov.br)

ICMBio, Educação Ambiental, disponivel em: ICMBio – Educação Ambiental – PNEA

IMASUL. Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Conceitos de educação ambiental. Disponivel em: Conceitos de Educação Ambiental – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (imasul.ms.gov.br)