Por: Ana Paula dos Reis

Muitas empresas estão em busca da redução do uso do papel, porém muitas ainda fazem o uso do papel, que se acumulam a cada ano.

Em busca de um mundo mais sustentável, muitas empresas procuram realizar a digitalização de arquivos em vez de imprimi-los, porém ainda ocorre uma falta de costume para essa prática, e muitas apresentam um armazenamento gigantesco de papéis, onde acumulam-se ao passar dos anos e ocupam grandes espaços. A exemplo, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4, utilizados no nosso dia-a-dia, uma tonelada de papel precisa de 11 árvores e o consumo brasileiro do brasileiro é de 44 kg de papel por ano, assim cada um nós consome em torno de meia árvore por ano (GALILEU, 2018).

Com o pensamento de agilidade e menos espaço, muitas empresas procuram se conscientizar e buscar alternativas que facilitem o trabalho de todos e diminua todo esse consumo excessivo e descarte precoce.

Tudo começa com a conscientização dos funcionários para adquirirem novos hábitos, como fazer eles analisarem se é necessário a impressão do arquivo, vai imprimir só para ler e após descartar. Então, é melhor fazer a leitura no computador.  Incentivar o uso de arquivos digitais e a sua importância para a redução de papéis descartáveis no dia-a-dia, que em vez de realizarem o descartem que utilizem para rascunhos ou que imprimam frente e verso invés de somente uma página (SOLICOPY, 2018).

No mercado hoje em dia, existem diversos aplicativos seguros e com armazenamento em nuvem, que chamamos de gestão eletrônica de documentos, que em vez de ter vários papéis impressos nas reuniões os participantes podem levar apenas um tablet ou notebook que já os auxiliam tanto para acompanhamento quanto para as anotações (SIMPLESS, 2018).

Com essa gestão eletrônica de documentos podemos destacar algumas das suas vantagens: reduz o números de papeis impressos, obtenção de um único modo de armazenamento e com acesso rápido aos arquivos novos e mais antigos, onde os mesmo podem ser digitalizados, maior organização e controle, também os funcionários conseguem apresentar maior produtividade e agilidade na obtenção dos arquivos (SIMPLESS, 2018).

Além das empresas nós também podemos diminuir o uso de papéis, como em vez de uma conta for através do correio para a sua residência, ele pode ser encaminhado para o seu e-mail e você também pagar algumas contas com o débito automático do seu banco. Por exemplo, a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) para facilitar a vida de seus consumidores, desenvolveu um aplicativo para smartphones e tablets, onde você pode solicitar serviços, consultas referentes a sua fatura e à aderir a entrega da fatura digital no seu e-mail e realizar pagamento com débito automático (COPEL, 2018).

Já em posse das informações, devemos pensar 10 vezes antes de imprimir um documento, ver se é importante fazer a impressão ou se você pode analisar ele no seu tablet, celular, notebook entre outras tecnologias que nós temos à mão nos dias de hoje.

Fonte: https://www.solicopy.com.br/2017/08/31/dicas-reducao-do-impacto-ambiental/

REFERÊNCIAS:

GOVERNO DIGITAL. Copel Mobile. Disponível em: https://www.governodigital.pr.gov.br/servicos/Habitacao/Infraestrutura/Copel-Mobile-gzNEMQNO Acesso 13 de agosto de 2018.

PENSAMENTO VERDE. Dicas de atitudes sustentáveis. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/dicas-de-atitudes-sustentaveis/ Acesso em: 10 de agosto de 2018.

SIMPRESS. A tecnologia digital está reduzindo o uso de papel. Disponível em: http://www.simpress.com.br/2016/09/14/a-tecnologia-digital-esta-reduzindo-o-uso-de-papel/ Acesso em: 13 de agosto de 2018

SOLICOPY. Dicas: Redução do impacto ambiental. Disponível em: https://www.solicopy.com.br/2017/08/31/dicas-reducao-do-impacto-ambiental/ Acesso em: 13 de agosto de 2018.

GALILEU. Quantas folhas de papel dá pra fazer com uma árvore. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87237-7946-221,00-QUANTAS+FOLHAS+DE+PAPEL+DA+PRA+FAZER+COM+UMA+ARVORE.html Acesso em: 15 de agosto de 2018.