REABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS INICIAIS REMANESCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DO CAMPO
Integrantes do LAECI publicam em evento internacional
A apresentação no Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED (Edição Salamanca) das discentes Vanessa Domingos Toledo e Yasmin Gabriela Guimarães Pereira, e o Professor Rodrigo dos Santos, ocorrida entre 14 a 16 de outubro de 2020, originou a publicação nos anais do evento do trabalho: “UM ENTRE LUGAR DO ENSINO: DESAFIOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA POVOS INDÍGENAS DA UNICENTRO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19”
O artigo está disponível no link: https://www.even3.com.br/anais/fipedsalamanca/284256-um-entre-lugar-do-ensino–desafios-da-licenciatura-em-pedagogia-para-povos-indigenas-da-unicentro-durante-a-pande/
Boletim Informativo MovEcampo 11ª Edição
Catálogo da Biblioteca (2021)
Confira a nova versão da catalogação da Biblioteca do Laboratório da Educação do Campo e Indígena clique aqui
Chamada para Dossiê (História em Reflexão)
IV SEMINÁRIO -FORMAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ
PROGRAMAÇÃO:
11/12/2020
Manhã / Mesa 1
08h30 – Abertura
09h00 – Apresentação do PROFIND
09h20 – Fala das lideranças indígenas do Paraná 10h20 – Fala de autoridades não indígenas 11h20 – Debate
Mediação: Arieli Knop (Kaingang); Delmira de Almeida Peres (Guarani)
Tarde / Mesa 2
14h00 – Apresentação das Propostas Pedagógicas dos Cursos Interculturais (UNICENTRO, UEPG, UEM, UNESPAR, UNIOESTE)
15h00 – Fala dos professores e gestores indígenas
16h00 – Fala de pesquisadores/formadores do Ensino Superior Indígena 17h00 – Debates
Mediação: Jefferson Gabriel Domingues (Guarani), Dival da Silva (Xetá) 18h00 – Assembleia de encerramento
PARA ASSISTIR ACESSE O NOSSO CANAL:
https://www.youtube.com/channel/UCH-LJ-SCJtpWdKjmhnNmVew
Para receber o CERTIFICADO acesse o link e preencha a sua inscrição:
HTTPS://forms.gle/emJgFSd8bddoU3LV7
Professora do LAECI publicará capítulo de livro sobre Educação e Pandemia
A professora Solange Collares do Laboratório da Educação do Campo e Indígena, juntamente com a professora Manuela Pires Weissbock Eckstein do Departamento de Pedagogia (DEPED/G), publicará, pela Paco Editorial, na obra “Covid-19 impactos da pandemia na saúde”, o capítulo: “Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia: possibilidades de trabalho remoto e/ou online no contexto do COVID-19.
Pesquisadora do LAECI publica estudo sobre o ECA e as crianças e adolescentes indígenas
LAECI realiza encontro online de avaliação
No último dia 25 de novembro de 2020 os membros (as) do Laboratório da Educação do Campo e Indígena (LAECI) e Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (MOVECAMPO) realizaram seu encontro anual para a avaliação das ações desenvolvidas durante o ano.
Professores do LAECI participam do III Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica
Os professores Solange Aparecida de O. Collares e Rodrigo dos Santos vinculados ao Laboratório da Educação do Campo e Indígena da Unicentro (LAECI) participaram do II Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica organizado pelo campus de Irati da instituição.
O evento que ocorreu nos dias 01,02 e 03 de setembro de 2020 no formato online acaba de publicar os seus anais. Confira a publicação dos professores, intitulada Revista Correio dos Ferroviários: a função da mulher a partir do “A Mãi, a eterna maestra”, aqui
INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS INICIAIS REMANESCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO
Mesa discussões atuais sobre Educação do Campo, das Águas e das Florestas
E-BOOK Fundamentos da Organização do Trabalho Pedagógico
III Seminário de Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR/ PARANAVAÍ)
III Seminário de Educação na Diversidade do Campo e 10 anos do GESPEDIC
DIAS: 23, 24 e 25/11/2020
Inscrições para envio de trabalho estão abertas até 01/11/2020.
Inscrição para participação também estão abertas – INSCREVA-SE, Participe.
Visite o site e leia as orientações.
http://paranavai.unespar.edu.br/menu-principal/extensao_e_cultura/educampo
Ciclo de lives
CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA (Pedagogia do Campo)
XXVIII Semana de Pedagogia [UNICENTRO]
GT Educação do Campo e Indígena
Processo seletivo Pedagogia: docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no contexto do Campo
CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO – REVISTA PERIFERIA
Chamada aberta para submissão – DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS E RESISTÊNCIAS
ORGANIZADORES: Profª Drª Jaqueline Daniela Basso (UEMS); Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos (UFSCar) e Prof. Ms. Arlindo Lins de Melo Júnior (UFSCar)
Resumo: o Dossiê Temático “Educação do Campo, lutas e resistências” pretende reunir contribuições de pesquisadores da área de educação de diferentes localidades do Brasil e exterior, que evidenciem os desafios e as possibilidades da educação do campo frente às lutas e resistências que caracterizam o território rural.
A educação do campo abrange os aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos e sociais das diversas populações que compõem o campo. Historicamente, trabalhadores rurais assalariados, sem-terra, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo têm resistido e lutado por direitos sociais frente ao desenvolvimento capitalista no campo. Deste modo, propomos à Revista Periferia a publicação de um Dossiê Temático para discussão do tema “Educação do Campo, lutas e resistências”, destacando a importância do tema frente à pandemia por Covid-19 e convidamos a comunidade acadêmica a contribuir com o debate.
Prazo para envio de artigos: 10 de outubro de 2020.
Condições para submissão
Importante: O artigo deverá ser enviado via sistema da revista (no cadastro do artigo na revista, marcar a opção “Dossiê”).
1. O artigo precisa estar nas normas ABNT.
2. O texto deverá seguir o template disponibilizado em (http://drive.google.com/open?id=1qbo8_6o6YMNX1EiPGKMrpA3Jmq6wOov7).
3. Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/index).
4. Condições obrigatórias para o artigo ser avaliado. Artigos enviados fora das normas e diretrizes da revista serão devolvidos aos autores.
Acesso em 31/08/2020