Integrantes do LAECI publicam em evento internacional

A apresentação no Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED (Edição Salamanca) das discentes Vanessa Domingos Toledo e Yasmin Gabriela Guimarães Pereira, e o Professor Rodrigo dos Santos,  ocorrida entre 14 a 16 de outubro de 2020, originou a publicação nos anais do evento do trabalho: “UM ENTRE LUGAR DO ENSINO: DESAFIOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA POVOS INDÍGENAS DA UNICENTRO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19”

O artigo está disponível no link: https://www.even3.com.br/anais/fipedsalamanca/284256-um-entre-lugar-do-ensino–desafios-da-licenciatura-em-pedagogia-para-povos-indigenas-da-unicentro-durante-a-pande/

 

IV SEMINÁRIO -FORMAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE DE PROFESSORES INDÍGENAS NO PARANÁ

PROGRAMAÇÃO:

11/12/2020
Manhã / Mesa 1

08h30 – Abertura
09h00 – Apresentação do PROFIND
09h20 – Fala das lideranças indígenas do Paraná 10h20 – Fala de autoridades não indígenas 11h20 – Debate
Mediação: Arieli Knop (Kaingang); Delmira de Almeida Peres (Guarani)

Tarde / Mesa 2

14h00 – Apresentação das Propostas Pedagógicas dos Cursos Interculturais (UNICENTRO, UEPG, UEM, UNESPAR, UNIOESTE)
15h00 – Fala dos professores e gestores indígenas
16h00 – Fala de pesquisadores/formadores do Ensino Superior Indígena 17h00 – Debates
Mediação: Jefferson Gabriel Domingues (Guarani), Dival da Silva (Xetá) 18h00 – Assembleia de encerramento

PARA ASSISTIR ACESSE O NOSSO CANAL:
https://www.youtube.com/channel/UCH-LJ-SCJtpWdKjmhnNmVew

Para receber o CERTIFICADO acesse o link e preencha a sua inscrição:
HTTPS://forms.gle/emJgFSd8bddoU3LV7

Professora do LAECI publicará capítulo de livro sobre Educação e Pandemia

A professora Solange Collares do Laboratório da Educação do Campo e Indígena, juntamente com a professora Manuela Pires Weissbock Eckstein do Departamento de Pedagogia (DEPED/G), publicará,  pela Paco Editorial, na obra “Covid-19 impactos da pandemia na saúde”, o capítulo: “Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia: possibilidades de trabalho remoto e/ou online no contexto do COVID-19.

Pesquisadora do LAECI publica estudo sobre o ECA e as crianças e adolescentes indígenas

Meg Monique Maria Dias Bogo integrante do Laboratório da Educação do Campo e Indígena (LAECI) publicou junto com outros pesquisadores (Suzete Terezinha Orzechowsk,
Letícia Laleska Gabriel, Rodrigo Kavag de Souza, Oseias Poty Miri Florentino e Joares Alves)
no periódico Emancipação da Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR um estudo que vem desenvolvendo sobre o ECA e as crianças e adolescentes indígenas.
 
 

Professores do LAECI participam do III Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica

Os professores Solange Aparecida de O. Collares e Rodrigo dos Santos vinculados ao Laboratório da Educação do Campo e Indígena da Unicentro (LAECI)  participaram do II Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica organizado pelo campus de Irati da instituição.

O evento que ocorreu nos dias 01,02 e 03 de setembro de 2020 no formato online acaba de publicar os seus anais. Confira a publicação dos professores, intitulada Revista Correio dos Ferroviários: a função da mulher a partir do “A Mãi, a eterna maestra”, aqui

III Seminário de Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR/ PARANAVAÍ)

III Seminário de Educação na Diversidade do Campo e 10 anos do GESPEDIC
DIAS: 23, 24 e 25/11/2020

Inscrições para envio de trabalho estão abertas até 01/11/2020.

Inscrição para participação também estão abertas – INSCREVA-SE, Participe.

Visite o site e leia as orientações.
http://paranavai.unespar.edu.br/menu-principal/extensao_e_cultura/educampo

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO – REVISTA PERIFERIA

Chamada aberta para submissão – DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS E RESISTÊNCIAS

ORGANIZADORES: Profª Drª Jaqueline Daniela Basso (UEMS); Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos (UFSCar) e Prof. Ms. Arlindo Lins de Melo Júnior (UFSCar)

Resumo: o Dossiê Temático “Educação do Campo, lutas e resistências” pretende reunir contribuições de pesquisadores da área de educação de diferentes localidades do Brasil e exterior, que evidenciem os desafios e as possibilidades da educação do campo frente às lutas e resistências que caracterizam o território rural.

A educação do campo abrange os aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos e sociais das diversas populações que compõem o campo. Historicamente, trabalhadores rurais assalariados, sem-terra, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, indígenas e tantos outros que vivem do e no campo têm resistido e lutado por direitos sociais frente ao desenvolvimento capitalista no campo. Deste modo, propomos à Revista Periferia a publicação de um Dossiê Temático para discussão do tema “Educação do Campo, lutas e resistências”, destacando a importância do tema frente à pandemia por Covid-19 e convidamos a comunidade acadêmica a contribuir com o debate.

Prazo para envio de artigos: 10 de outubro de 2020.

Condições para submissão

Importante: O artigo deverá ser enviado via sistema da revista (no cadastro do artigo na revista, marcar a opção “Dossiê”).

1. O artigo precisa estar nas normas ABNT.

2. O texto deverá seguir o template disponibilizado em (http://drive.google.com/open?id=1qbo8_6o6YMNX1EiPGKMrpA3Jmq6wOov7).

3. Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/index).

4. Condições obrigatórias para o artigo ser avaliado. Artigos enviados fora das normas e diretrizes da revista serão devolvidos aos autores.

Fonte: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/announcement/view/1151?fbclid=IwAR1gwS0uXcItwB-HW7v_bAK_Ze2kjxT_SuIZX0Qfr3DuKzjXoOU–m6lD8U

Acesso em 31/08/2020