Egressos – Engenharia Ambiental

   No primeiro semestre de 2016, foi elaborado um relatório da pesquisa on line respondida pelos egressos do Curso de Engenharia Ambiental, com o objetivo de apontar possíveis melhorias para o curso ofertado pela UNICENTRO e sanar as dúvidas dos acadêmicos sobre o que esperar após a conclusão do mesmo. Neste primeiro momento, 63 pessoas responderam ao questionário, no período de setembro de 2015 a janeiro de 2016. Este questionário contempla 20 questões.

  Os dados do relatório foram organizados em tabelas e gráficos, para melhor entendimento, pelas acadêmicas Karoline de Souza Cardoso, Leatrice Talita Rodrigues e Tamires Zarpellon e entregue ao professor tutor do PET-Engenharias, Hilário Lewandowski, para que o mesmo repassasse aos professores durante a reunião de departamento.

   No total foram obtidos seis gráficos sobre as respostas dos egressos, entre eles estão os relacionados à satisfação com a atividade profissional e aspecto financeiro (Gráfico 1) e aos pontos fortes e fracos apresentados pelo curso (Gráfico 2).

Gráfico 1. Satisfação com a atividade profissional e aspecto financeiro.

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   Visualizando o gráfico 1 conclui-se que a maioria apresentou uma satisfação mediana em relação à atividade profissional que desenvolve e apenas sete pessoas estão insatisfeitas; sobre o aspecto financeiro a maioria está insatisfeita e somente seis entrevistados possuem uma alta satisfação.

Gráfico 2. Pontos fortes e fracos do curso.

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   Analisando o gráfico 2 nota-se que a grande maioria elegeu o corpo docente como ponto forte e a estrutura física como ponto fraco.

   Através das respostas dos egressos ao questionário, observou-se que muitos buscaram a especialização e estão trabalhando na área. Apesar de muitos apresentarem uma satisfação baixa em relação ao aspecto financeiro concluiu-se que, de uma maneira geral, que a profissão têm se desenvolvido bem, com resultados favoráveis para os engenheiros. Com relação ao curso, a maioria acredita que é de boa qualidade, com pontos positivos, mas que pode ser melhorado, através de mais aulas práticas e focar em algumas áreas específicas, além de melhorar a infraestrutura dos laboratórios.

   Esta pesquisa é muito importante, pois traz um feedback do egresso sobre o curso, assim como sua situação após a formação, pois com estes dados, os responsáveis podem montar um plano de ação para implantação de melhorias.