Vamos conhecer a Engenharia Ambiental?
Escrito por: Jéssica Sieklicki e Karoline de S. Cardoso.
A Engenharia Ambiental já não pode ser considerada uma profissão somente do futuro, mas também do presente, pois é crescente a preocupação com os impactos ambientais causados pelo homem e a necessidade que se tem em reduzi-los, necessitando-se então de profissionais qualificados, com vasto conhecimento na área ambiental. Além disso, a legislação ambiental está cada vez mais exigente, evidenciando a importância da atuação de um engenheiro ambiental no mercado.
Mercado de Trabalho: este profissional pode atuar em áreas como gestão e tratamento de resíduos sólidos, avaliação de impactos ambientais de vários tipos de empreendimentos (indústrias, usinas hidrelétricas, rodovias, etc.), controle de emissões atmosféricas, poluição da água, do ar e do solo, consultorias e assessorias ambientais, órgãos ambientais como IAP e IBAMA, prefeituras, recuperação de áreas degradadas, planejamento urbano, controle de enchentes, gestão ambiental em empresas, tratamento de efluentes, certificações internacionais como ISO 9000 e ISO 14000, licenciamentos ambientais, etc.
O curso de Engenharia Ambiental na UNICENTRO: tem duração de 5 anos, é ofertado no Campus de Irati-PR e no último semestre o aluno tem disponibilidade para realizar o estágio obrigatório. Além de contar com um ensino público e gratuito, ele é considerado o melhor curso de Engenharia Ambiental do Paraná, de acordo com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), um indicador divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), além disso, ocupa o 4º lugar na região Sul e o 11º no Brasil. Este curso também possui conceito 4 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), índice que varia de 1 a 5.
Na graduação, o estudante tem contato com diversas disciplinas, que vão desde as básicas das engenharias (Física, Química, Cálculo, etc.) até as mais específicas, como Auditoria Ambiental, Tratamento de Água, Monitoramento Ambiental, entre outras. Também tem acesso a visitas técnicas, aulas práticas e em laboratório.
Remuneração: o salário mínimo de um engenheiro é definido pela Lei Federal nº 4.950-A/1966, a qual sofreu alteração com a Constituição Federal de 1988. Logo, a remuneração mínima para um engenheiro ambiental é de oito vezes o salário mínimo nacional, para uma jornada diária de oito horas.
Links:
Engenharia Ambiental Unicentro: https://www3.unicentro.br/cursos/engenharia-ambiental/
Departamento de Engenharia Ambiental: https://sites.unicentro.br/wp/denam/
Unicentro tem o melhor curso de Engenharia Ambiental do Paraná: https://www2.unicentro.br/blog/tag/engenharia-ambiental/