Com a finalidade de incluir os ingressos dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental no ambiente acadêmico, o Grupo PET-Engenharias com o apoio dos departamentos, realizou uma tarde de atividades com tais alunos, denominada “Dia do calouro”.
As atividades compreenderam entrega da caneca para ser usada durante o ano letivo, juntamente com a cartilha de apoio ao calouro que contém o regimento da universidade, pontos de interesse, entre outros, apresentação dos petianos e dos professores de ambos os cursos, exposição das atividades realizadas durante a permanência do aluno na IES, apadrinhamento dos ingressos, plantio de mudas e por fim um sorteio de brindes disponibilizados pelo comércio local.
Figura 1. Recepção dos calouros. Apresentação dos professores
Figura 2. Canecas e Cartilhas de apoio entregues aos calouros
Figura 3. Recepção dos calouros
Figura 4. Recepção e apadrinhamento dos calouros
Figura 5. Plantio de mudas com os calouros
Figura 6. Plantio de mudas com os calouros
Durante o ano letivo realizaram-se os grupos de estudos com os calouros dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal, com o objetivo de auxiliá-los nas dúvidas mais frequentes tais como a utilização da calculadora científica, matemática básica, regras de derivada e integral, grupos dirigidos de Física, confecção do currículo Lattes e atualização das regras da ABNT para a realização de trabalhos acadêmicos. Além disso, o intuito desses grupos é realizar a interação entre os veteranos e calouros, e diminuir a evasão do curso, que na maioria das vezes, é decorrente das dificuldades de aprendizado. O objetivo destes grupos de estudos foram obter um nivelamento dos acadêmicos, diminuindo os índices de retenção e evasão escolar provocada pelo deficit de conhecimento básico. Nota-se que em relação aos anos interiores, houve uma queda na evasão escolar.
Foram realizadas visitas técnicas para a inserção dos recém-graduandos com vistas ao mercado de trabalho.
Figura 7. Revisão de derivada
Figura 8. Alunos participantes da Revisão de derivada
Figura 9. Grupo de estudos com os calouros