Práticas de promoção da gestão sustentável dos recursos naturais no ambiente

A partir de maio de 2017, ocorreram encontros mensais, na Cidade das Crianças, em Irati-PR, para a promoção da educação ambiental para crianças entre 4 e 12 anos oriundas de diversas escolas do município.Os objetivos foram: Realizar encontros que conscientizem e incentivem as crianças a se preocuparem e entenderem a importância de um ambiente saudável; Atribuir conceitos de reutilização, reciclagem e redução de materiais às crianças; Desenvolver oficinas e dinâmicas com as crianças, que agreguem conhecimentos e despertem o interesse em cuidar do ambiente em que vivem. Foram realizadas explanações acerca de resíduos sólidos e o meio ambiente, oficina de produção de brinquedo com materiais recicláveis, brincadeiras, entre outras ações educativas. Ao final do período de atividades pode-se notar que as crianças tinham conhecimentos de como separar seus lixos domiciliares e da importância de alocar corretamente seus resíduos para a coleta do município, além de perceberem a importância da amizade a de compartilhar seus bens.

A imagem pode conter: 7 pessoas, área interna

Figura 1. Encontro com alunos da Cidade das Crianças

A imagem pode conter: 26 pessoas, incluindo Yankha Van Tienen, Jaíne Schneider, Tamires Zarpelon, Leonardo Zanlorenci e Julia Bianek, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Figura 2. Atividade com alunos da Cidade das Crianças na Semana do Meio Ambiente

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e área interna

Figura 3. Atividade com alunos da Cidade das Crianças no Dia das Crianças

Em parceira com a Prefeitura Municipal de Irati, o Instituto Ambiental do Paraná e o Departamento de Engenharia Florestal, o PET-Engenharias esteve presente nas comemorações  da Semana Mundial do Meio Ambiente no município. As principais atividades realizadas foram: plantio de mudas na Avenida Paraná, a qual dá acesso ao colégio Técnico Florestal; distribuição de folhetos em escolas e residências do bairro bem como no centro da cidade onde implantou-se um ponto de coleta de  óleo de cozinha usado (supermercado GCenter).

https://www.facebook.com/PrefeituradeIrati/videos/1230103520452136/UzpfSTEwMDAwNjI3MDE4MjA3NTozMDYwNjExMjk0OTk0MTQ6NzU6MTQ4MzI1NzYwMDoxNTE0NzkzNTk5OjgxNjM0NzI2Mzk0NzI2MjE4NTI/?hc_ref=ARRuSFoVqs4EjLWLt4i9G6HFBUD_p-FN1oM7WQstgT4lHNn-plBiEw-JLlxA5Dginb4

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Figura 4. Encontro e Plantio de mudas na Av. Paraná

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Figura 5. Distribuição de panfletos no centro da cidade na Semana do Meio Ambiente

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Figura 6. Panfleto distribuído na Semana do Meio Ambiente

Foi desenvolvido um aplicativo para a plataforma Android nomeado Descarte Correto que tem como finalidade indicar os pontos de coleta de resíduos especiais como medicamentos, óleo de cozinha usado, lixo eletrônico e pilhas e baterias, assim como fornecer outras informações sobre a correta separação de resíduos sólidos para a população do município de Irati PR.

Figura 7. Aplicativo “Descarte Correto”

No dia 08 de junho de 2017, foi realizado no município de Fernandes Pinheiro, uma palestra de educação ambiental, com os alunos das escolas municipais, participantes de um projeto de extensão local. A palestra de conscientização envolveu temas referentes a cultura de geração de lixo, sua correta separação e descarte, visto que um projeto de separação de lixo estava sendo desenvolvido na escola e que a coleta seletiva estava sendo implantada no município. Teve como objetivo criar/melhorar a consciência ambiental individual, assim como estimular a realização da correta segregação do lixo e posterior destinação (reutilização ou reciclagem).

Dia 2 de junho de 2017 os petianos deslocaram-se com auxílio da prefeitura (veiculo/motorista) até a Escola Rural da comunidade de Gonçalves Júnior, situada no interior de Irati, há 15 km da cidade. O contato com alunos de 3° e 4° série do ensino fundamental realizou-se por meio de  uma breve apresentação e conversas. A apresentação com o tema Educação Ambiental teve como objetivo realizar uma dinâmica mostrando a grande importância de não poluir, os impactos causados no Planeta e consciência sobre o meio ambiente. Por fim realizou-se com os alunos o plantio de duas mudas, uma de pitangueira e outra de cerejeira para que eles possam cuidar e acompanhar o crescimento durante sua estada na escola.

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Mauricio Cabral e Ranielle Camilo Canesso, pessoas sorrindo, criança, árvore, grama, céu, atividades ao ar livre e natureza

Figura 8. Encontro com alunos da escola de Gonçalves Júnior

Está em andamento um projeto, acompanhado pelos alunos petianos, sobre a compostagem, que tem como objetivo testar produtos e técnicas que melhorem a condição do solo. Após obtiverem-se os melhores resultados de compostagem dos resíduos, estes serão disseminados nos colégios de Irati e região.

Pensando também na Educação Ambiental de jovens e adultos, foi utilizado um espaço na radio local  Najuá, divulgando ações do grupo durante o ano sobre: coleta seletiva de medicamentos, resíduos eletrônicos e coleta seletiva de lixo, levando a comunidade a refletir sobre questões de interesse ambiental    e florestal.

Foi apresentada uma palestra sobre “Educação Ambiental” na Câmara Municipal de Irati com o objetivo de aproximar o setor público e a questão ambiental, a qual foi muito produtiva, pois, a partir deste contato, o grupo passou a integrar e participar dos projetos junto ao órgão ambiental do Paraná, o IAP e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.