Com reflexões, a Terra se torna uma bolinha de surpresa

            Todos sabemos das irregularidades da Terra, assim como o relevo, formato, entre outros. Se concluímos que a Terra é um objeto com forma quase esférica ainda que com um ligeiro achatamento em seus polos, então deveríamos afirmar sem medo que se trata de um geoide. Mas não é, ao menos exatamente. Se nosso planeta estivesse completamente coberto por água, então a superfície seria um geoide. Mas como os continentes não são tão dúcteis, a forma da Terra só se aproxima ao de um geoide.

Imagem I

           E quanto aos relevos? Tomando como base a maior saliência sendo o Everest (8.850 m) e a maior profundidade a Fossa das Ilhas Marianas (11.500 m) refletimos o quão grande são estes valores, mas será que essas irregularidades no relevo realmente são significativas? Se reduzirmos a Terra ao tamanho de uma bola de bilhar, a resposta é não. Até porque você caro leitor já deve de ter ouvido que: “a Terra é mais lisa que uma bola de bilhar”; mas ficou-se a questionar sobre isto diante aos fatos das irregularidades. Parece loucura afirmar isto, mas com uma prática regra de 3 podemos achar boas explicações.

Imagem II

            Uma bola de bilhar tem aproximadamente 5,7 centímetros de diâmetro. Tendo em conta que a Terra tem um diâmetro de 12.735 quilômetros sem contar mares e montanhas, ao reduzirmos a Terra ao tamanho de uma bola de bilhar poderiam dizer que nosso planeta é bastante liso. Uma vez que;

                     Imagem III

            E que

          Imagem IV

           Portanto, tem-se que o Everest com 8.850 km na bola de bilhar teria 0,0038 cm e que as Fossas das Marianas com 11.500 km na bola de bilhar teria 0,0051 cm, ou seja, valores muitíssimos pequenos para serem levados em conta, visto que o diâmetro da bola te bilhar tem 5,7 cm com um desvio de +/- 0,01 cm.

            Referências:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_seaterrafosseumafruta

Acessada dia 23/10/15, parte da tarde

http://ahduvido.com.br/20-curiosidades-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-o-planeta-terra

Acessada dia 25/10/2015, parte da tarde

http://www.brasil.discovery.uol.com.br/ciencia/10-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-a-terra/

Acessada dia 25/10/2015, parte da tarde

Autora do Texto: Gabriele Chromen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *