Edwin Powell Hubble (1889-1953)

“Equipado com seus cinco sentidos, o ser humano explora o universo ao seu redor, e chama a aventura de ciência.”

fig1           Edwin Powell Hubble nasceu no ano de 1889 no Missouri, Estados Unidos.

              Desde jovem se destacava na escola, não por suas notas, mas por sua habilidade nos esportes. Edwin chegou a quebrar o recorde de salto em altura do estado de Illinois.

              No ano de 1906, Hubble iniciou seus estudos em matemática e astronomia na Universidade de Chicago, onde trabalhou para Robert Millikan como assistente de laboratório. Após se formar, iniciou seus estudos em direito pela Universidade de Oxford. Edwin até exerceu a profissão e lecionou sobre o assunto, mas não conseguiu resistir à sua paixão: a astronomia. Logo, deixou de se envolver com a área.

             Hubble voltou para a Universidade de Chicago e iniciou seu doutorado em astronomia. Sua pesquisa lhe rendeu uma oportunidade de trabalhar no Mount Wilson Observatory que fica localizado na Califórnia. Porém, sua pesquisa foi interrompida por um tempo: Edwin foi servir os Estados Unidos da América na primeira guerra mundial.

           Em 1919, após retornar da guerra, Hubble pôde se dedicar integralmente à astronomia. Foi nesse período que Edwin realizou suas principais descobertas.

             Uma das principais contribuições de Edwin Powell Hubble para a ciência foi a comprovação de que haviam outras galáxias além da Via-Láctea. Em 1924, ao estimar que Andrômeda se encontrava há cerca de 900 mil anos-luz da terra, Hubble comprovou que Andrômeda estava além dos limites da Via-Láctea (embora o valor real seja 2,54 milhões anos-luz).

          Nos anos seguintes, Edwin descobriu várias outras galáxias, e começou a classifica-las de acordo com seu formato (espiral ou elíptica). Também passou a analisar a distância entre a Via-Láctea e as outras galáxias, bem como suas velocidades relativas. No ano de 1929 Esse estudo resultou em uma lei denominada Lei de Hubble-Humason, que afirma que a velocidade de afastamento de uma galáxia é proporcional à sua distância em relação a outra galáxia. A lei de Hubble-Humason contribuiu largamente para a formulação da teoria do Big-Bang.

             Edwin Hubble continuou trabalhando com astronomia até sua morte em 1953, vítima de uma trombose cerebral.

             Suas pesquisas contribuíram de forma significativa para nossa compreensão de universo. Em homenagem à seu trabalho, o primeiro telescópio espacial recebeu seu nome: o famoso Telescópio Hubble.

             Referências:

[1] BIOGRAPHY.COM. Edwin Hubble Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/edwin-hubble-9345936#personal-life>. Acesso em: 22 fev. 2016.

[2] WIKIPEDIA. Edwin Powell Hubble. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Edwin_Powell_Hubble>. Acesso em: 22 fev. 2016.

[3] EXPLICATORIUM. Edwin Hubble (1889 – 1953). Disponível em: <http://www.explicatorium.com/biografias/edwin-hubble.html>. Acesso em: 22 fev. 2016.

[4] FAMOUSSCIENTISTS.ORG. Edwin Hubble. Disponível em: <http://www.famousscientists.org/edwin-hubble/>. Acesso em: 22 fev. 2016

Autor do texto: Matheus Wesley Pretko

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *