Heike Kamerlingh Onnes (1853-1926)

1            Heike Onnes foi um Físico flamengo nascido em Gröningen, Holanda, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1913 por suas investigações sobre propriedades da matéria a baixas temperaturas, que levaram à produção do hélio líquido pela primeira vez em 1908 e, portanto, famoso por seus trabalhos em criogenia, ou o estudo da produção e efeitos em temperaturas extremamente baixas. Filho de um construtor de Gröningen, Harm Kamerlingh Onnes, e de Anna Gerdina Coers. Foi educado na Hoogere Burgerschool, em Gröningen, além de estudar grego e latim. Entrou na Universidade de Gröningen em 1870, onde obteve o grau candidaats, equivalente ao B.Sc. (bacharel em ciências) e no ano seguinte, foi premiado com uma Medalha de Ouro em uma competição patrocinada pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Utrecht. Viajou para Heidelberg onde foi estudante de Gustav Bunsen e Robert Kirchhoff dentre 1871 a 1873, e novamente mostrou seu talento ganhando uma Medalha de Prata para um evento semelhante na Universidade de Gröningen em 1872. Depois voltou a Gröningen onde obteve em 1878 o doctoraal, equivalente ao M.Sc. (mestrado em ciências), e o grau do doutor em 1879 com a notável tese Nieuwe bewijzen voor de aswenteling der aarde (do Holandês “Nova evidência para a rotação da Terra”). Tornou-se assistente do Polytechnicum, em Delft em 1878, trabalhando com Bosscha, até ser nomeado professor de física experimental e meteorologia na Universidade de Leiden (1882-1926), onde estudou profundamente o comportamento de gases e metais, dos quais obteve notáveis descobertas relativas a supercondutividade, correspondente a uma das descobertas de relevante beleza na Física da Matéria Condensada, que foi destinado ao estudo de materiais a baixas temperaturas. Casou-se em 1887 com Maria Adriana Wilhelmina Elisabeth Bijleveld, sua grande companheira de atividades acadêmicas e científicas. Tiveram um filho único, Albert que se tornou um funcionário público de alto-posição em Haia. Reconhecidamente de saúde debilitada, depois de uma doença curta, ele morreu em Leiden, Zuid-Holland.

             Referências:

Só biografias, <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/HeikeKam.html> acessado em maio de 2016.

Foto: Nobel Price, <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1913/onnes-facts.html> acessado em maio de 2016.

Biografia: Nobel Price, <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1913/onnes-bio.html> acessado em maio de 2016.

Autor do texto: Maycol Szpunar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *