O autismo e a inclusão educacional

Por: Gabriele C. Costa

            O autismo é denominado, uma disfunção no desenvolvimento cognitivo da criança. Sendo uma alteração que afeta as condições de socialização e de comportamento. Essa psicose, faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global de desenvolvimento – TGD.

            As dificuldades principais que uma criança autista apresenta são no quesito atenção, raciocínio e até mesmo a aceitação dos erros. É um distúrbio que pode ser tratado, e o grau diminuído, mas fica evidente que precisa de um tratamento especial, principalmente na área educacional.

1

                Portanto, hoje em dia a pessoa que possui a síndrome do autismo, tem sim livre caminho na escola, onde quem se negar a fazer matriculas por exemplo acarretará em multas para a pessoa física. Na escola, é obrigatório uma pessoa preparada para acompanhamento da criança com autismo, bem como a criança não poderá ser privada de sua liberdade.

                Há técnicas e mais técnicas para trabalhar com uma criança autista, o foco está em despertar o interesse, usar a imaginação, criar situações problemas de faz-de-conta, encorajar, entre outras. O que não vale é deixar a criança constrangida ou de fora das atividades do grupo da sala, mesmo que ela possua um programa individual.

                  Para uma criança autista, os educadores devem trocar ideias sobre o processo dela, pois não há apenas uma professora. O processo consta com acompanhamento terapêutico de fala e idiomas, deve haver também um profissional para desenvolver habilidades sociais e treinamento de habilidades cotidianas. Assim, um plano de ensino será montado visando focalizar nos problemas específicos, mas ainda objetivando que a criança consiga interagir com as ditas “normais”.

                 É visto que a inclusão, expressa em Lei não é apenas na matricula do aluno, bem como em todo o processo de aprendizado.

                  Referências

BASÍLIO, A., MOREIRA, J.. Autismo e escola: os desafios e a necessidade da inclusão. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/noticias/autismo-escola-os-desafios-necessidade-da-inclusao/>. Acesso em: 03 out. 2016.

DESCONHECIDO. Autismo e Educação escolar: Orientação para atendimento a alunos autistas. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/55632/autismo-e-educacao-escolar-orientacao-para-atendimento-a-alunos-autistas>. Acesso em: 03 out. 2016.

OLIVEIRA, E.. Educação de Crianças Autistas. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/educacao-de-criancas- autistas/>. Acesso em: 03 out. 2016.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *