Gottfried Wilhelm Leibniz (1890-1971)

Por:Matheus Henry Przygocki

Filosofo, Matemático e polímata, Leibniz foi um dos fundadores da matemática moderna, assim como participador ativo na criação do calculo diferencial e integral.

Nascido na Alemanha em 1° de Julho de 1646 no Sacro Império Romano-Germânico, filho de um matemático professor da universidade de Leipzig (sua cidade de origem). Desenvolveu desde jovem suas aptidões lógico-matemáticas e quando atingiu 15 anos, entrou para a universidade em qual seu pai lecionava e adquiriu posteriormente um diploma de Filosofia.

Suas contribuições não se limitam a área da matemática, pois também teve grande prestígio na Filosofia, com suas interpretações do universo sendo notadas como otimistas, no meio filosófico, com abordagens similares e inspiradas por Voltaire.

Ainda hoje não há uma coleção completa de todas as escrituras de Leibniz, pois se estenderam em tantas áreas e línguas, como Latim, Francês e Alemão, que muitos textos foram perdidos em correspondências.

Referencias:

Gottfried Wilhelm von Leibniz, Disponível em: <http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Leibniz.html>; Acesso em: 01/03/2017