Mande seu Nome para o Sol

O Sol é a estrela mais próxima do planeta Terra, assim servindo de objeto de estudo para os cientistas. Com isso em mente, a NASA visou um projeto de enviar uma sonda perto o suficiente do Sol para não ser queimada e estudar, principalmente os ventos solares e a radiação emitida pelo mesmo. A sonda revolucionária recebeu o nome de Parker Solar Probe, em homenagem ao físico astrônomo Eugene Parker que previu em 1958, os ventos solares, nome dado a uma corrente de partículas provenientes do Sol e que atravessam todo o sistema solar.

O projeto todo ficou com um valor de 1,5 milhão de dólares e deverá auxiliar na expansão dos estudos e conhecimentos sobre física estelar. Permitirá aos engenheiros a construção de instrumentos e o desenvolvimento de técnicas mais avançadas para prever tempestades solares e outros eventos que podem destruir satélites e afetar as redes de distribuição elétrica e as viagens aéreas na Terra. Os dados enviados à Terra, a cerca de 1,4 mil milhões de quilômetros, ajudarão os cientistas a perceber porque é que a atmosfera solar, a coroa, é mais quente do que a superfície.

Concebida e construída pelo laboratório da Universidade John Hopkins, a sonda será lançada a bordo de um foguete Delta IV-Heavy, entre 31 de julho e 19 de agosto deste ano. Voará em torno do planeta Vénus sete vezes para conseguir colocar-se em órbita em torno do Sol em dezembro de 2024. Com os avanços na energia térmica, a sonda estará equipada com um escudo de carbono de 11,4 centímetros de espessura. Protegendo assim os componentes da sonda, inclusive o microchip que levará milhões de nomes dos terráqueos.

Isso significa que em algum momento no fim da jornada da sonda Parker, nossos nomes serão bombardeados por uma intenção radiação e ventos solares com alta energia. Nenhum ser humano poderá se juntar a sonda, mas, pelo menos, nossos nomes serão queimados com a sonda em vez dos terráqueos. Os envios dos nomes para o Sol serão aceitos através do site oficial da sonda Parker até 27 de abril. Somente é necessário um simples cadastro de nome e e-mail e logo após isso a confirmação de submissão do nome. Assim, você receberá um ticket de confirmação do seu nome para a missão no Sol.

Para enviar seu nome entre no site do projeto!

Por: Mariana Gabriela Fabiani

Referências:
RAMOS, G.A. NASA envia sonda Parker ao Sol em missão histórica. Disponível em< https://www.rtp.pt/noticias/ciencias/nasa-envia-sonda-parker-ao-sol-em-missao-historica_n1005281>. Acesso em 03 de abril de 2018.

SALI, F. A NASA quer enviar seu nome ao Sol. Disponível em< https://super.abril.com.br/ciencia/a-nasa-quer-enviar-o-seu-nome-ao-sol/>. Acesso em 03 de abril de 2018. Revista Super Interessante.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *