Enrico Fermi (1901 – 1954)

Enrico Fermi nasceu em Roma, no dia 29 de setembro de 1901. Sua mãe trabalhava como professora e seu pai era diretor da divisão da ferrovia da Itália. Quando seu irmão morreu, Fermi ficou profundamente abalado e dedicou-se aos estudos.

Junto com seu amigo de turma, Enrico Persico, determinaram o campo magnético terrestre e desenvolveram a teoria do giroscópio.

Em 1918 entrou na universidade de pisa, onde conseguiu uma bolsa de estudos por escrever um artigo sobre cordas vibrantes, possibilitando-o a permanecer na faculdade e, com 21 anos consegue seu título de doutor em física devido ao seu trabalho direcionado para o estudo do raio X.

Logo após seu doutorado Enrico consegue outra bolsa de estudos para acompanhar Max Born em suas pesquisas de Mecânica Quântica, o que foi essencial para seu conhecimento e posteriormente para as suas pesquisas voltadas para a física nuclear.

Em 1928 Enrico casa-se com Laura Capon e dez anos após recebeu uma autorização para ir à Suécia com sua esposa e filhos, onde recebeu seu prêmio Nobel. Logo em seguida foram para nova Iorque devido as leis anti-semitas pois, sua mulher era judia e ambos desprezavam o regime fascista de Mussolini. Neste mesmo ano, em 1938, perante as suas pesquisas, Fermi bombardeou o urânio com nêutrons e descobriu um novo elemento, netúnio.

Enrico tinha a sua disposição um cargo na Universidade de Columbia e, trabalhando nela, conseguiu verificar a real fissão do núcleo e assim começou o projeto Manhattan.

Em 1942 com o auxílio de muitos outros cientistas, conseguiu construir uma pilha atômica, resultando então, um prêmio em dinheiro da comissão de energia atômica dos Estados Unidos.

Em 1954, no dia 28 de novembro, Enrico Fermi morre devido a um câncer de estômago.

Referências:

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Enrico Fermi. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/enrico_fermi/>. Acesso em: 18 mai. 2018.