Otto Hahn

Otto Hahn nasceu em 8 de março de 1879 em Frankfurt, desde muito cedo apresentou interesse em Química e foi muito apoiado por seus pais. A parti de 1897 estudou química em Marburg e Munique e obteve seu doutorado em 1901. Em 1904 trabalhou como assistente no Instituto de Química em Marburg, seu trabalho foi recompensado pela descoberta de uma nova substância radioativa, tório. Já em 1905, enquanto trabalhava no Instituto de Física da Universidade McGill, em Montreal, conduziu investigações com Rutherford em raios alfa de tório e actínio, dois anos mais tarde descobriu também o mesotório.

Na Alemanha, iniciou pesquisas com a física judia austríaca Lise Meitner, em 1912. Descobriram o elemento radioativo protactínio (1917), isolaram o Pa-231 e o urânio-Z (1921). Seu trabalho foi interrompido durante 1914 e 1918 devido a seu serviço na Primeira Guerra Mundial, mas em 1918 retomou sua pesquisa. Sua descoberta mais espetacular ocorreu no final de 1938: enquanto trabalhava em conjunto com o Dr. Strassmann, Hahn descobriu a fissão de urânio e tório em núcleos atômicos de volume médio. De 1927 a 1946 foi diretor do Instuituto Max Planck, mesmo lugar onde fazia suas pesquisas. Junto a Meitner e Fritz Strassmann, provou a possibilidade da fissão nuclear através do processo químico do bombardeio do núcleo de urânio com nêutrons (1938). Foi esta descoberta que ajudou os Estados Unidos a fabricarem a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1944 Otto Hahn ganhou o Prêmio Nobel em Química “por sua descoberta da fissão de núcleos pesados” mas só recebeu o prêmio um ano mais tarde.

Após deixar a Alemanha durante os anos da Segunda Guerra Mundial, Otto se estabeleceu no Reino Unido, onde se comprometeu com a causa do desarmamento nuclear. Otto Hahn morreu em 28 de julho de 1968 em Göttingen, Alemanha.

Texto por: Fernanda Barbieri de Lara

Referencias

MLA: Otto Hahn – Biográfico. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2018. seg. 3 de setembro de 2018. <https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/1944/hahn/biographical/>

“Otto Hahn” em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 03/09/2018 às 14:25. Disponível na Internet em http://www.soq.com.br/biografias/otto_hahn/