Alexander Graham Bell (1847 – 1922)

Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell (nascido em 3 de março de 1847, Edimburgo, Escócia – morreu em 2 de agosto de 1922, Ilha Cape Breton, Nova Escócia, Canadá) inventor, cientista e professor de surdos americano cujas principais realizações foram a invenção do telefone (1876), a descoberta do efeito fotoacústico (1880) e o refinamento do fonógrafo (1886).

Alexander nasceu de Alexander Melville Bell e Eliza Grace Symonds. Sua mãe era quase surda e seu pai ensinava elocução ao surdo, influenciando a posterior escolha de carreira de Alexandre como professor de surdos. Aos 11 anos ingressou na Escola Secundária Real de Edimburgo, mas não desfrutou do currículo obrigatório e abandonou a escola aos 15 anos sem se formar. Em 1865, a família mudou-se para Londres. Alexander passou nos exames de admissão para a University College London em junho de 1868 e se matriculou lá no outono. No entanto, ele não completou seus estudos, porque em 1870 a família Bell mudou-se novamente, desta vez imigrando para o Canadá após a morte do irmão mais novo de Bell, Edward, em 1867, e do irmão mais velho, Melville, em 1870, ambos de tuberculose. A família se estabeleceu em Brantford Ontário, mas em abril de 1871, Alexander mudou-se para Boston, onde lecionou na Boston School of Deaf Mutes. Também lecionou na Clarke School for the Deaf, em Northampton, Massachusetts, e na Escola Americana para Surdos, em Hartford, Connecticut.

Uma das alunas de Bell era Mabel Hubbard, filha de Gardiner Greene Hubbard, fundador da Clarke School. Mabel ficou surda aos cinco anos, como resultado de um surto quase fatal de escarlatina. Bell começou a trabalhar com ela em 1873, quando ela tinha 15 anos de idade. Apesar da diferença de 10 anos de idade, eles se apaixonaram e se casaram em 11 de julho de 1877. Eles tiveram quatro filhos.

Enquanto seguia sua profissão docente, Bell também começou a pesquisar métodos para transmitir várias mensagens telegráficas simultaneamente por um único fio – um dos principais focos da inovação telegráfica na época e que, em última análise, levou à invenção do telefone por Bell. Bell apresentou uma patente descrevendo seu método de transmissão de sons em 14 de fevereiro de 1876. Em 7 de março de 1876, o Escritório de Patentes concedeu à Bell o que é dito ser uma das patentes mais valiosas da história. Apesar de ter a patente, Bell não tinha um instrumento totalmente funcional. Bell continuou a refinar seu instrumento para torná-lo adequado para exibição pública. Em junho, ele demonstrou seu telefone para os juízes da Exposição do Centenário da Filadélfia, um teste testemunhado pelo imperador Pedro II e pelo célebre físico escocês Sir William Thomson . Em agosto daquele ano, ele estava no final de receber o primeiro one-way (ligação de longa distância), transmitida de Brantford para uma cidade vizinha por um fio telegráfico.

Em 1880, o governo francês concedeu o Prêmio Bell the Volta, concedido para conquistas na ciência elétrica. Bell usou o prêmio em dinheiro para montar seu Volta Laboratory, uma instituição dedicada a estudar a surdez e melhorar a vida dos surdos, em Washington, DC.

Bell realizou dois outros projetos de pesquisa dignos de nota no Laboratório Volta. Em 1880, ele começou a pesquisar o uso da luz como meio de transmitir sons. Em 1873, o cientista britânico Willoughby Smith descobriu que o elemento selênio, um semicondutor, variava sua resistência elétrica com a intensidade da luz incidente. Outro grande empreendimento de Bell foi o desenvolvimento de uma sonda de bala elétrica, uma versão inicial do detector de metais, para uso cirúrgico. Durante a década de 1890, Bell voltou sua atenção para um voo mais pesado que o ar. A partir de 1891, inspirado na pesquisa do cientista americano Samuel Pierpont Langley, ele experimentou formas de asas e projetos de pás de hélices. Ele continuou seus experimentos mesmo depois de Wilbur e Orville Wright terem feito o primeiro voo bem sucedido e controlado em 1903. Em 1907, Bell fundou Aerial Experiment Association, que fez progressos significativos no design e controle de aeronaves e contribuiu para a carreira do aviador pioneiro Glenn Hammond Curtiss.

Ao longo de sua vida, Bell procurou fomentar o avanço do conhecimento científico. Ele apoiou a revista Science, que mais tarde se tornou a publicação oficial da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Ele foi um dos fundadores do National Geographic Society em 1888 e sucedeu seu sogro, Gardiner Hubbard, como presidente da sociedade entre 1898 e 1903. Bell morreu em sua propriedade na Nova Escócia, onde foi enterrado.

Texto por: Allan Felipe Gaspareto Machado

REFERÊNCIAS:

[1] “Alexander Graham Bell“. Britannica Biography. Web. 28 Ago 2018. https://www.britannica.com/biography/Alexander-Graham-Bell

[2] “Alexander Graham Bell“. Biography. Web. 28 Ago 2018. https://www.biography.com/people/alexander-graham-bell-9205497