Escrito por: Renata Bahena Corrêa

Hoje em dia as empresas estão em busca de mostrar sua valorização em preservar o meio ambiente, passando assim, por inspeções para tentar garantir um Selo Verde, aumentando o prestígio e credibilidade da empresa. Além da credibilidade, essas empresas se tornam exemplo para que seus colaboradores e a comunidade também queiram melhorar o ambiente em que trabalham e vivem. Essa é a nova realidade da Votorantim Cimentos de Nobres (MT), que acaba de obter o Selo Verde concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Desde 1991, a Votorantim Cimentos de Nobres produz cimento da marca Itaú (1,2 milhão de toneladas do produto por ano), calcário e argila, clínquer e calcário agrícola. A unidade passou por expansão em 2008 e hoje emprega 160 trabalhadores diretos. Seu processo produtivo reduz significativamente as emissões de CO2, por meio do incremento de diferentes insumos para a formulação do cimento. O principal insumo é a argila pozolânica, matéria-prima que não provoca emissão de CO2 pela calcinação do calcário. Ao adicionar parte desse insumo na fabricação do cimento, há redução de mais de 50% das emissões de CO2 na atmosfera.

Além de operar de forma ecoeficiente, a Votorantim Cimentos desenvolve ações de preservação ambiental que beneficiam a comunidade local, como a conservação de 296 hectares de vegetação nativa, área nomeada como Reserva Natural Cachoeira do Tombador, que recebeu do Órgão Ambiental do Estado de Mato Grosso (Sema) o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O espaço tem extrema importância e relevância para a preservação dos biomas de Cerrado e de transição amazônica, pois faz corredor ecológico com outra unidade de conservação, com mais de 77 mil hectares, a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Paraguai.

Essa empresa além de promover várias outras ações de preservação ao meio ambiente agora está em busca de uma nova certificação, a ISO 14001, concedida às empresas que possuem sistemas de gestão ambiental adequadas à norma internacional.

 

FONTE: Indústria é reconhecida por atuar com boas práticas de meio ambiente: http://www.folhamax.com.br/cidades/industria-e-reconhecida-por-atuar-com-boas-praticas-de-meio-ambiente/87831