Fonte:  g1.globo.com

A cidade de Recife se encontra construída em uma ampla planície costeira, ocupada por manguezais (COUTINHO, 1980), que sofrem com muitos problemas comuns das cidades brasileiras como: a pobreza, desigualdade social, aumento de favelas, degradação e uso de recursos naturais, levando assim, a um grande desiquilíbrio ecológico nos manguezais.

Os ecossistemas dos manguezais são de extrema importância e são muito vulneráveis, ao longo do tempo eles vem sofrendo constantemente com a ação humana, não só da exploração predatória, mas também com a poluição de suas águas, depósitos de lixo, contaminação por rede de esgoto clandestina, aterros e etc., (OLIVEIRA, 2004). A falta da conscientização da importância desse ecossistema gera uma maior dificuldade na conservação desse bioma (ALARCON & PANITZ, 1998), por isto, é fundamental a que a educação ambiental desenvolva um saber crítico ao resgatar valores tradicionais da comunidade respeitando os recursos naturais da região (SATO & SANTOS, 1996).

O manguezal é um dos exemplos de ambientes sujeitos a ação didático-pedagógicas, pois seu ambiente é restrito as áreas de litoral tropical  e subtropical, desenvolve-se em zonas de maré e em estuários de rios, com predominância de vegetação típica, servem de área de reprodução e abrigo de algumas espécies, concede espécies de importância econômica e pedagógica, contem alimentos para algumas espécies marinhas e servem de pouso de algumas aves migratórias,  a vegetação ajuda a proteger a linha costeira contra erosão e previne contra inundações nas tempestades, mantendo a biodiversidade da região (COELHO JR & NOVELLI, 2000).

Para demostrar tal importância para as novas gerações desenvolveu-se um trabalho com crianças e adolescentes de uma escola pública da região, na qual foram realizados questionários sobre o conhecimento deles sobre o manguezal e após houve uma atividade de campo, onde os alunos puderam ver um manguezal preservado/ conservado e outro impactado. Quando se expõem pessoas a exemplos ao quais elas conheçam a percepção fica mais fácil, e logo a conscientização e a mudança acontecem, se desenvolve uma capacidade de observação e senso critico para as informações que as rodeiam Oliveira (2004).

Após as observações na pratica dos mangues, foi aplicado novamente um questionário pra ver o quanto os alunos assimilaram do assunto abordado, mostrando que aluas mais expositivas e práticas dão ao aluno um entendimento e uma visão mais ampla do assunto trabalhado em sala de aula. Incentivando-os ao lodo cientifico e ao compartilhamento desses conhecimentos obtidos com seus amigos e familiares.

Os mangues devem receber um cuidado para que esse ambiente tão sensível não se perca e isso só é possível, mostrando a população sua importância do cuidado e que é possível compartilhar dos recursos de forma consciente e coabitar em um lugar conversado.

Referências:

GLOBO.COM, G1. Mangue-vermelho. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/flora/noticia/2015/02/mangue-vermelho.html

COUTINHO, P.N. Los manglares de la planície costera de Recife. In: SEMINÁRIO SOBRE EL ESTUDIO CIENTÍFICO E IMPACTO HUMANO EN EL ECOSISTEMA DE MANGLARES, 1978, Montevideo. Memórias… Cali: UNESCO, 1980. p. 160-169.

OLIVEIRA, J.A. Percepção ambiental sobre o manguezal por alunos e professores de uma unidade escolar pública no bairro de Bebedouro, Maceió – Alagoas. 2004. 36 f. Monografia (Especialização em Biologia de Ecossistemas Costeiros) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

SATO, M.; SANTOS, J.E. Agenda 21 em Sinopse. São Carlos: PPG-ERN/UFSCAR, 1996. 50p.

ALARCON, G.G.; PANITZ, C.M.N. Estudo comparativo da percepção ambiental de dois manguezais submetidos a diferentes condições ambientais e de ocupação urbana. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2, 1998, São Carlos. Resumos… São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1998, p. 13.

COELHO JR, C.; NOVELLI, Y.S. Considerações teóricas e práticas sobre o impacto da carcinocultura nos ecossistemas costeiros brasileiros, com ênfase no ecossistema manguezal. In: MANGROVE 2000. SUSTENTABILIDADE DE ESTUÁRIOS E MANGUEZAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2000, Recife. Trabalhos completos… (CD-Rom). Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2000. 9 p.

RODRIGUES, Lauro Lopes. PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL INCREMENTANDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE. 2008. 15 f., Universidade Federal Rural dePernambuco,Recife-Pe,2007.Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/421/252