Por: Ana Paula dos Reis

Texto baseado no artigo “Educação Ambiental e reciclagem: uma proposta de reaproveitamento de embalagens Tetra Pak no mercado brasileiro” de BIGOLOTI e BIGOLOTI (2016)

 

Muitas pessoas já ouviram falar sobre a embalagem da Tetra Pak, conhecida também como embalagem longa vida, pois possui várias camadas para proteção do alimento e essa quantidade de camada irá variar também com tipo de alimento que será armazenado, a exemplo temos a caixa de leite é formada por seis camadas. A embalagem longa vida, é constituída por 75% de papel cartão, 20% de filmes de polietileno (PEBD), que impede o contato direto do alimento com o alumínio, e 5% de alumínio, que impede a entrada de luz e oxigênio, todas camadas são compactadas entre si e são uma ótima opção de conservação de alimentos e fácil de transportar (ECYCLE, 2018).

Com a presença desses materiais para a sua fabricação, é possível fazer a reciclagem da embalagem que a Tetra Pak produz, é um processo difícil, mas não impossível. Desse modo, também é necessário que os consumidores façam os descartes corretos das embalagens para reciclagem e, preferencialmente, limpos para evitar odores e proliferação de microrganismos (ECYCLE, 2018).

Em seu trabalha Bigoloti e Bigoloti (2016) buscaram apresentar as várias formas de reaproveitamento das embalagens Tetra Pak pós-consumo e os processos utilizados na reciclagem, onde a empresa Tetra Pak busca conciliar liderança, crescimento e desenvolvimento sustentável à cidadania corporativa, tudo em torno da educação ambiental com os seus funcionários com o pensamento na preservação do meio ambiente.

Tetra Pak é uma empresa presente no Brasil e no exterior, seu fundador foi o sueco, Ruben Rausing, pois o mesmo almejava uma embalagem prática, segura e econômica para o leite, onde o mesmo era comercializado em garrafas ou a granel nos pontos de vendas. A primeira embalagem cartonada foi lançada em 1952, e em 1961 a empresa lançou a primeira embalagem longa vida asséptica. No Brasil, a atividade de fabricação das embalagens, deu-se em 1978, na cidade de Monte Mor, interior paulista e a segunda a ser instalada, em 1999, foi na cidade Ponta Grossa, região central do estado do Paraná (BIGOLOTI, 2016)

Com o crescimento do consumo dos produtos com as suas embalagens, a empresa buscou formas de realizar a reutilização e a reciclagens das embalagens descartadas, para que haja sustentabilidade do sistema de produção e na preservação do meio ambiente e a utilização de tecnologias que de alguma forma reduzam o consumo dos recursos e a geração de resíduos, assim diminuindo o impacto ambiental (BIGOLOTI, 2016)

Assim, através de ações que visem a Educação Ambiental, tanto no âmbito coletivo quanto individual, que projetem soluções para que não tragam prejuízos ao meio ambiente, com atitudes que diminuam o uso excessivo dos recursos naturais, com uma visão sustentável em todo o processo de fabricação até o descarte correto realizado pelo consumidor, para que assim ocorra a reciclagem da embalagem e não sejam descartados ao meio ambiente que ocorra a decomposição e gere a contaminação dos recursos.

Existem no mercado 32 empresas que reciclam a embalagem pós-consumo e mais 10 companhias que compram pellets que fabricam peças de plástico a partir deles (BIGOLOTI, 2016).

Segundo Reigota (1994): “é necessário colocar em prática no dia a dia, atitudes que através de pequenos atos darão início às grandes transformações que devem ser assumidos por todos.”

Fonte: http://greendesign2.blogspot.com/2010/03/

Referências:

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 1994.

ECYCLE: Embalagem Tetra Pak é reciclável? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/218-tetra-pak Acesso em: 23 de agosto de 2018.

BIGOLOTI, Carlos Rogério, BIGOLOTI, Verônica Martins Apis. Educação Ambiental e reciclagem: uma proposta de reaproveitamento de embalagens Tetra Pak no mercado brasileiro. Revista Interlink – FANAP – A Faculdade, Aparecida de Goiana, v. 3, n. 3, jan./jul. 2016. Disponível em: http://191.252.3.229/ojs3/index.php/interlink/article/view/30. Acesso em 22 de agosto de 2018.

CASTRO, Ivana, ARAÚJO, Priscila. Green Design: Estudante de física desenvolve técnica para reciclagem de embalagens longa vida. Disponível em: http://greendesign2.blogspot.com/2010/03/. Acesso em 27 de agosto de 2018.