Por: Stéphanie Fonseca.

A coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos são fundamentais, pois diminuem o volume de lixo disposto em aterros e incineradores. Além disso, esta ação nos possibilita assumir um papel importante na busca de soluções criativas para um mundo mais responsável.

Mais da metade do nosso lixo é composto por resíduos orgânicos. Você já imaginou a redução desse lixo se todo mundo realizasse a compostagem em casa? Se você não realiza a compostagem, que tal conhecermos um pouco mais sobre e quem sabe mudar nossos conceitos e atitudes sobre?

A compostagem é um conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos por meio da ação de microorganismos. Esse processo transforma o resíduo orgânico em composto estabilizado, rico em húmus e nutrientes minerais, com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados nas matérias primas, permitindo que seja utilizado como adubo.

Se todos os resíduos orgânicos produzidos no Brasil fossem compostados haveria menos contaminação de água e solos, menos emissão de gases nocivos a saúde e ao planeta, menos lixões e aterros e maior produção de adubo orgânico. A compostagem doméstica também amplia a conscientização ambiental, reduz o mau cheiro proveniente dos resíduos orgânicos nas ruas e lixeiras, auxilia a coleta seletiva entre outras características.

Para um processo de compostagem mais rápido é indicado a vermicompostagem, que é a compostagem com minhocas. O vermicomposto, adubo orgânico gerado a partir desse processo e conhecido também como o húmus da minhoca, é rico em flora bacteriana e ajuda a fornecer às plantas uma nutrição equilibrada e maior resistência a doenças.

Como realizar a compostagem em casa

Você pode comprar uma composteira ou montar a sua em casa reutilizando caixas ou baldes plásticos, eles deverão conter o mesmo tamanho e ser empilhados em três níveis como no exemplo abaixo:

 

Fonte: https://minhacasaminhacara.com.br/diy-composteria-em-apartamento/

Caso opte por construir a sua própria composteira, lembrem-se as caixas ou os baldes precisam ser opacos, porque as minhocas não gostam de luz. Fure o fundo de dois dos três baldinhos com uma furadeira (faça muitos furos, com cerca de 2 a 3cm de distância entre eles), é por esses furinhos que o líquido da composteira vai escorrer e as minhocas vão mudar de balde. Você pode acrescentar a sua composteira uma torneirinha no último baldinho (o que não tem furos), pois é onde ficará o chorume. Prontinho!

Você irá precisar de algumas minhocas. Não precisam ser muitas, porque elas se reproduzem conforme a necessidade. O ideal são as minhocas californianas, que não pulam igual as nossas brasileiras e são maiores, comem os restos de alimentos mais rápidos.

 Coloque uma camada de terra suficiente pra cobrir o fundo do balde e as minhocas.

Quando a caixa de cima estiver cheia é necessário trocar as posições, passando-a para baixo e colocar a vazia em seu lugar para recomeçar o processo. Não é necessário colocar novas minhocas. Alguns materiais comprometem a degradação da matéria orgânica e prejudicam o desenvolvimento do adubo.

Confira abaixo o que você deve colocar ou não em sua composteira:

Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/oqueecompostagemcomofaze-laemcasa.html

Referências:

https://www.ecycle.com.br/2344-compostagem-domestica-composteira-domestica-caseira-onde-comprar

https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/compostagem-domestica-reaproveitamento-de-residuos-em-pequena-escala

https://minhacasaminhacara.com.br/diy-composteria-em-apartamento/

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2018/02/o-que-e-compostagem-e-como-faze-la-em-casa.html