Mais um novo curso vinculado ao DEPED e SEHLA/Guarapuava:
PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO
A recente aprovação do Curso de Licenciatura em Pedagogia: docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do Campo, da Unicentro em parceria com outras importantes instituições estaduais e nacionais é sem dúvida uma das mais significativas conquistas para nossa universidade e para educação pública. O objetivo é formar 50 educadores oriundos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e de comunidades quilombolas para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas em seus diferentes contextos.
Coordenado pelo Professor Dr. Marcos Gehrke e tendo na vice-coordenação a Professora Dra. Valdirene M. Moraes, o projeto resultou das ações do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) junto ao Departamento de Pedagogia (DEPED) para atender aos anseios das organizações e dos movimentos sociais e populares vinculados ao campo e também das populações camponesas que vivem em acampamentos, assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos.
Cabe ressaltar que este novo curso é vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e reúne como entidades parceiras além da Unicentro, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Comunidades quilombolas do Paraná.
.
A oferta será realizada em regime de alternância, uma metodologia educacional organizada em dois tempos de aprendizagem distintos: Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC), com o propósito de explicitar a relação da formação com a vida do campo, especialmente, nos tempos-comunidade não só na escola, mas em processos de formação, em espaços da própria comunidade, contribuindo para compreender a luta pela terra e pela vida no campo na perspectiva da agroecologia, o papel da educação nesse processo e a necessidade de organização coletiva.
O Curso já está aprovado e o convênio entre as instituições parceiras assinado desde dezembro de 2017, assim, em março de 2018 foi realizado o Processo Seletivo Diferenciado e em maio do mesmo ano, foram feitas as matrículas dos candidatos aprovados. No entanto, o cenário político do país, caracterizado por cortes no orçamento voltado a educação, atrasou o repasse dos recursos financeiros para execução do curso, repasse que só foi efetivado no final de julho de 2020. A demora para o início das aulas motivou a desistência de alguns estudantes matriculados no curso, por isso, será realizado um novo Processo Seletivo Diferenciado para o preenchimento das vagas ofertadas.
A liberação dos recursos que permite o início das aulas no curso também se deparou com a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia mundial da covid-19, por essa razão, a previsão é que as aulas iniciem ainda em 2020, por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação para atividades não presenciais.
Os coordenadores observam que este curso é de extrema importância na produção de impactos e resultados relevantes para que os sujeitos do campo possam acessar a formação profissional em nível superior, do mesmo modo que haja uma interação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica do Campo, gerando a qualificação tanto dos processos de ensino, de aprendizagem, como de pesquisa e extensão. Neste sentido, a Unicentro cumpre sua meta de buscar a universalização do ensino superior e cumprir sua função social
13º Encontro Anual de Extensão – EAEX
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura comunica a abertura das inscrições para o XIII Encontro Anual de Extensão – EAEX a partir de hoje, 14 de agosto (sexta-feira), no site https://evento.unicentro.br/site/eaex/2020/1. Acesse também o modelo do resumo expandido em doc e pdf.
Dia internacional dos Povos Indígenas
Neste dia, chamamos atenção para o Boletim Informativo MovEcampo 10ª Edição- Especial Pedagogia Indígena.
https://sites.unicentro.br/wp/educacaodocampo/files/2019/11/pretoMoveCampo-10edicao.pdf
XXVIII Semana de Pedagogia
Estão abertas as inscrições para a XXVIII Semana de Pedagogia da Unicentro. O evento será gratuito e realizado na modalidade online. A programação completa pode ser visualizada em: https://unicentro.wixsite.com/semanadepedagogia
Revista Abatirá – Chamada para dossiê “os saberes dos povos e a desconstrução: religiosidade, natureza e cultura”
- Diretrizes aos Autores, conforme as normas de publicação da revista encontram-se em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/about/submissions#authorGuidelines
- Dúvidas podem ser encaminhadas para abatira@uneb.br
- Textos devem ser submetidos à Revista até 31 de agosto de 2021.
CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO em Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil
CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO
Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil
Submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2020
Publicação (previsão): dezembro de 2020
Objetiva reunir pesquisas realizadas na educação escolar, mas não somente, que tratem sobre processos formativos dos sujeitos envolvidos no ensino e em práticas pedagógicas da Educação do Campo; e que emergem de diversos contextos sociais e seus territórios, como os agricultores familiares, os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos, os pescadores, os pomeranos, os imigrantes, os assentados da reforma agrária, dentre outros.
O Dossiê considerará no âmbito da Educação do Campo a investigação sobre os atores sociais que têm constituído historicamente essa modalidade de Educação e de Ensino, bem como as instituições e organizações político, social e pedagógicas que se ocupam de formar o cidadão campesino.
Nesse contexto, interessa-se, especialmente, pela formação docente dos sujeitos do Campo, compreendendo que estes mobilizam saberes diversos em suas trajetórias para elaborar aquilo que sabem, bem como produzir identidades nas localidades, de modo plural e permanente.
Também considerará os diferentes espaços e tempos em que ocorre a formação dos sujeitos do Campo e, especialmente, chama a atenção para a Pedagogia da Alternância e seus diferentes momentos de ensino e de aprendizagem, apoiados em instrumentos pedagógicos específicos para a sua realização.
O Dossiê pretende continuar práticas de escrita e de publicização das expressivas atividades formativas que vêm ocorrendo na Educação do Campo em todo o País, por meio de pesquisas que se desenvolvam na articulação teórico e prática e em parcerias interinstitucionais que projetam o fortalecimento dos povos do Campo em suas especificidades e necessidades.
Serão apreciados trabalhos que tratem sobre: Educação e Ensino na Educação do Campo, Formação de Professores na Educação do Campo, Currículo da Educação do Campo, História da Educação do Campo.
Fonte: https://periodicos.ufes.br/index.php/kirikere/announcement/view/373
IV SIFEDOC Adiado
Livro Extensão em Perspectiva
Novos doutores no LAECI
No último dia 26 de junho de 2020, os professores Marcio e Rodrigo, integrantes do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI), defenderam suas teses de doutoramento. As defesas intituladas: “Práticas de leitura em escolas do campo: um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR” e “Em busca de um lar: práticas culturais e representações da família Egert na região de Guarapuava-Pr (1949-2016)” foram realizadas na forma online nos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Caderno de Educação do Campo- Volume 9
II Seminário- Formação Intercultural e Bilíngue de Professores Indígenas no Paraná
Suspensão do Vestibular Indígena
Unicentro contrata professora Indígena
Ontem (11), a Unicentro efetuou a contratação da professora Danusa Korig Bernardo Fernandes, indígena da tribo Kaigang. Ela, a partir desta semana, atuará como docente no curso de Pedagogia Indígena, ofertado pela instituição.”É muito importante a Universidade abrir as portas para nós trabalharmos com a disciplina de línguas, que é essencial para a valorização da cultura indígena.”, afirmou Danusa.
@ Campus Santa Cruz, Unicentro
Retirado de https://www.facebook.com/unicentropr/posts/2967995039888299