Processo Seletivo diferenciado: Pedagogia do Campo

Mais um novo curso vinculado ao DEPED e SEHLA/Guarapuava:

PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO

A recente aprovação do Curso de Licenciatura em Pedagogia: docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do Campo, da Unicentro em parceria com outras importantes instituições estaduais e nacionais é sem dúvida uma das mais significativas conquistas para nossa universidade e para educação pública. O objetivo é formar 50 educadores oriundos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e de comunidades quilombolas para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas em seus diferentes contextos.

Coordenado pelo Professor Dr. Marcos Gehrke e tendo na vice-coordenação a Professora Dra. Valdirene M. Moraes, o projeto resultou das ações do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) junto ao Departamento de Pedagogia (DEPED) para atender aos anseios das organizações e dos movimentos sociais e populares vinculados ao campo e também das populações camponesas que vivem em acampamentos, assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos.

Cabe ressaltar que este novo curso é vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e reúne como entidades parceiras além da Unicentro, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Comunidades quilombolas do Paraná.
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A oferta será realizada em regime de alternância, uma metodologia educacional organizada em dois tempos de aprendizagem distintos: Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC), com o propósito de explicitar a relação da formação com a vida do campo, especialmente, nos tempos-comunidade não só na escola, mas em processos de formação, em espaços da própria comunidade, contribuindo para compreender a luta pela terra e pela vida no campo na perspectiva da agroecologia, o papel da educação nesse processo e a necessidade de organização coletiva.

O Curso já está aprovado e o convênio entre as instituições parceiras assinado desde dezembro de 2017, assim, em março de 2018 foi realizado o Processo Seletivo Diferenciado e em maio do mesmo ano, foram feitas as matrículas dos candidatos aprovados. No entanto, o cenário político do país, caracterizado por cortes no orçamento voltado a educação, atrasou o repasse dos recursos financeiros para execução do curso, repasse que só foi efetivado no final de julho de 2020. A demora para o início das aulas motivou a desistência de alguns estudantes matriculados no curso, por isso, será realizado um novo Processo Seletivo Diferenciado para o preenchimento das vagas ofertadas.

A liberação dos recursos que permite o início das aulas no curso também se deparou com a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia mundial da covid-19, por essa razão, a previsão é que as aulas iniciem ainda em 2020, por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação para atividades não presenciais.

Os coordenadores observam que este curso é de extrema importância na produção de impactos e resultados relevantes para que os sujeitos do campo possam acessar a formação profissional em nível superior, do mesmo modo que haja uma interação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica do Campo, gerando a qualificação tanto dos processos de ensino, de aprendizagem, como de pesquisa e extensão. Neste sentido, a Unicentro cumpre sua meta de buscar a universalização do ensino superior e cumprir sua função social

Revista Abatirá – Chamada para dossiê “os saberes dos povos e a desconstrução: religiosidade, natureza e cultura”

Divulgando…
 
OS SABERES DOS POVOS E A DESCONSTRUÇÃO: Religiosidade, natureza e cultura 
Organizadores:
 
Prof. Dr. Emmanuel Biset (Universidad Nacional de Córdoba);
Prof. Dr. Marcelo José Derzi Moraes (FFP/UERJ);
Prof. Dr. Rafael Haddock-Lobo (UFRJ);
 
Convidamos pesquisadoras/es a submeter artigos para o Dossiê “Os saberes dos povos e a desconstrução: religiosidade, natureza e cultura”, o qual tem por objetivo reunir artigos que abordem a relação da desconstrução com os complexos sistemas de pensamento dos povos originários latino-americanos, com os saberes afrodiaspóricos na América Latina ou com a cultura popular latino-americana em geral, como música, arte, folclore, macumbas etc. Nesse sentido, serão bem-vindos artigos que correspondam aos seguintes eixos:
 
1. Desconstrução, religiosidade e cultura popular.
2. Desconstrução e povos indígenas.
3. Desconstrução e a diáspora africana na América do Sul.
 
O envio dos trabalhos deverá ser feito por meio do sítio eletrônico da revista: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/index

Fonte: https://googleweblight.com/sp?u=https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/announcement/view/215&hl=pt-BR

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO em Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

Submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2020

Publicação (previsão): dezembro de 2020

Objetiva reunir pesquisas realizadas na educação escolar, mas não somente, que tratem sobre processos formativos dos sujeitos envolvidos no ensino e em práticas pedagógicas da Educação do Campo; e que emergem de diversos contextos sociais e seus territórios, como os agricultores familiares, os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos, os pescadores, os pomeranos, os imigrantes, os assentados da reforma agrária, dentre outros.

O Dossiê considerará no âmbito da Educação do Campo a investigação sobre os atores sociais que têm constituído historicamente essa modalidade de Educação e de Ensino, bem como as instituições e organizações político, social e pedagógicas que se ocupam de formar o cidadão campesino.

Nesse contexto, interessa-se, especialmente, pela formação docente dos sujeitos do Campo, compreendendo que estes mobilizam saberes diversos em suas trajetórias para elaborar aquilo que sabem, bem como produzir identidades nas localidades, de modo plural e permanente.

Também considerará os diferentes espaços e tempos em que ocorre a formação dos sujeitos do Campo e, especialmente, chama a atenção para a Pedagogia da Alternância e seus diferentes momentos de ensino e de aprendizagem, apoiados em instrumentos pedagógicos específicos para a sua realização.

O Dossiê pretende continuar práticas de escrita e de publicização das expressivas atividades formativas que vêm ocorrendo na Educação do Campo em todo o País, por meio de pesquisas que se desenvolvam na articulação teórico e prática e em parcerias interinstitucionais que projetam o fortalecimento dos povos do Campo em suas especificidades e necessidades.

Serão apreciados trabalhos que tratem sobre: Educação e Ensino na Educação do Campo, Formação de Professores na Educação do Campo, Currículo da Educação do Campo, História da Educação do Campo.

Fonte: https://periodicos.ufes.br/index.php/kirikere/announcement/view/373

Novos doutores no LAECI

No último dia 26 de junho de 2020, os professores Marcio e Rodrigo, integrantes do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI), defenderam suas teses de doutoramento. As defesas intituladas: “Práticas de leitura em escolas do campo: um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR” e “Em busca de um lar: práticas culturais e representações da família Egert na região de Guarapuava-Pr (1949-2016)”  foram realizadas na forma online nos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Unicentro contrata professora Indígena

 

Ontem (11), a Unicentro efetuou a contratação da professora Danusa Korig Bernardo Fernandes, indígena da tribo Kaigang. Ela, a partir desta semana, atuará como docente no curso de Pedagogia Indígena, ofertado pela instituição.”É muito importante a Universidade abrir as portas para nós trabalharmos com a disciplina de línguas, que é essencial para a valorização da cultura indígena.”, afirmou Danusa.

@ Campus Santa Cruz, Unicentro

Retirado de https://www.facebook.com/unicentropr/posts/2967995039888299