Herch Moysés Nussenzveig (1933 ~)

Herch Moysés Nussenzveig

Nascido em 16 de janeiro de 1933 e filho de pais imigrantes da Polônia, Herch Moysés Nussenzveig se formou pela Universidade de São Paulo (USP) e teve suas pós-graduações nas universidades de Birmingham (Inglaterra), Zurique (Suíça), Utrecht e Eindhoven (Holanda). Hoje em dia, com 85 anos, é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Moysés participou de grandes debates ao longo de sua vida tanto no ramo da física como social, mas, sempre em prol da ciência. Lutou contra a ditadura militar, a defesa de políticas públicas consistentes na área da ciência e tecnologia, a defesa do uso da energia nuclear para fins pacíficos.

Foi professor das universidades de Nova York e de Rochester e do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Ao retornar ao Brasil, criou o departamento de Física Matemática da USP e o laboratório de Pinças Óticas da UFRJ e implementou diversos projetos para a melhoria da qualidade dos cursos de física no Brasil como por exemplo o Programa de kits científicos “Aventuras na Ciência”.

Herch Moysés Nussenzveig é Fellow da Americal Physical Society, da Optical Society of America e da The World of Academy Sciences. Recebeu vários prêmios dos quais se destacam o Premio Max Born e a Cátedra Moysés Nussenzveig de Mecânica Estatística.

Texto por: Matheus Meoquior da Fonseca

Referências: 

ABREU, Alzira Alves de; VELHO, Gilberto; DAVIDOVICH, Luiz. HERCH MOYSÉS NUSSENZVEIG. 2008. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000500013&script=sci_arttext&tlng=en.>. Acesso em: 11 set. 2018.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9496765505904258


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *