E se a Terra parasse de girar?

Para a pergunta acima, a resposta óbvia é de que tudo sairia voando! Porém, será que só isso aconteceria? O que conhecemos por estações do ano e pelos períodos de dia e noite são possíveis por dois movimentos: rotação e translação. Sendo estes essenciais para a vida na Terra. Caso esses dois movimentos parassem aconteceriam as maiores catástrofes que o planeta passaria. Vamos separar em duas hipóteses para esse problema:

1) Desaceleração do Planeta em torno do próprio eixo

Caso a Terra parasse de girar, o processo seria realizado de uma maneira gradativa. Por isso, iríamos demorar para perceber essa desaceleração. Haveria o prolongamento do dia e da noite, até que os períodos de luz e escuridão seriam absolutos em cada parte do planeta. Assim os dias teriam 6 meses de luz e 6 meses de escuridão, pois ainda haveriam o movimento de translação.

2) Uma freada brusca do Planeta

Todas as construções desabariam. E não só os prédios – todas as pessoas, árvores, carros e animais também sairiam voando pela tangente, desabariam sobre a superfície e se quebrariam em pedacinhos. Isso aconteceria por causa de um fenômeno da física chamado inércia dos corpos: tudo que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta. Por isso, se o globo parasse subitamente de rodar, esses corpos, por inércia, tenderiam a manter sua trajetória com a mesma velocidade. É o que acontece em um acidente automobilístico, por exemplo. Se um carro bate em um poste, todos os ocupantes são projetados para a frente. Imagine o resultado de um tranco da Terra, cuja velocidade de rotação é de 1 675 quilômetros por hora na altura da linha do Equador (nos polos ela é mais lenta).

    O pior é que depois da interrupção seria impossível continuar vivendo aqui. Sem a rotação, o lado do planeta que ficasse virado para o Sol se transformaria num deserto com temperaturas altíssimas, e o outro lado, sempre no escuro, seria tão frio que uma crosta de gelo seria formada rapidamente. Se isso acontecesse, todos os tipos de vida seriam extintos. Além disso, o planeta provavelmente perderia seu campo magnético, que serve como uma espécie de escudo contra partículas de altas energias provenientes do vento solar.

    Queimadas constantes fariam com que as florestas fossem destruídas, assim como plantações e outros tipos de cultura vegetal. Com isso, a alimentação dos seres humanos e também a produção de rações seriam afetadas completamente. Nós não poderíamos comer vegetais (pela inexistência num) e nem animais (que também morreriam de fome).

    Do outro lado do planeta, na escuridão, os problemas também seriam relacionados à alimentação. Sem luz, vegetais não poderiam se desenvolver e as consequências seriam as mesmas: animais desnutridos e humanos sem comida de nenhum tipo. Pensando dessa maneira, nenhum ser humano sobreviveria? Segundo a NASA, as pessoas que vivem nos polos do planeta seriam

“poupadas pelo apocalipse”, pois para elas os dias continuariam sendo iguais. Apenas seriam afetadas pela já explicada “freada brusca”, que poderia fazer com que as geleiras se desprendessem, por exemplo. Aos poucos, haveria o aniquilamento da raça humana. E se muitas pessoas tentassem fugir para os polos, os ecossistemas seriam desequilibrados, o que causaria ainda mais problemas para o planeta.

    Já se a Terra parasse de girar em torno do Sol, escaparíamos de nossa órbita usual e passaríamos a fazer uma trajetória em linha reta no espaço, cada vez mais longe da nossa estrela. Para entender melhor: imagine que você está girando uma pedrinha amarrada em um barbante. Se, de uma hora para outra, a pedra se soltasse, sairia voando em uma trajetória independente da força que a mantinha em rotação.

    Há diversas teorias que apontam para a influência das marés na desaceleração da rotação da Terra. Segundo muitos físicos (como mostra o site do Instituto Newton de Ciências, dos EUA), a cada 100 anos a Terra perde velocidade suficiente para que os dias fiquem meio segundo mais longos. Isso significa que, até os dias ficarem uma hora mais longos, será necessário que a Terra passe por mais 120 mil anos. Como você pode perceber, o processo está acontecendo de uma maneira muito lenta

Texto por: Mariana Gabriela Fabiani

Referências:

http://chc.org.br/acervo/e-se-a-terra-parasse-de-girar/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-aconteceria-se-a-terra-parasse-de-girar/

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/15883-o-que-aconteceria-se-a-terra-parasse-de-girar-.htm

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/06/o-que-aconteceria-se-terra-parasse-de-girar.html

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *