Por: Ana Paula dos Reis.

No vocabulário sustentável dessa semana trazemos o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Energético e Ambiental) – que é uma certificação, onde mais de 160 países buscam adquirir essa plataforma para obter um edifício verde, que é ter a presença de diversos projetos sustentáveis, como, por exemplo, o telhado verde, o aproveitamento da luz solar tanto para iluminação, sem a necessidade de acender a luz durante o dia, quanto para geração de energia, entre outros projetos.

Esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento, os projetos dos edifícios que desejam obter essa certificação são analisados em 8 dimensões, com práticas obrigatórias e créditos, que a medida que são atendidas vão garantido pontuação à edificação, onde o nível de certificação é conforme a quantidade de pontos adquiridos, indo de 40 pontos a 110 pontos.

Os níveis são:

  • Certificado: 40 a 49 pontos
  • Silver: 50 a 59 pontos
  • Gold: 60 a 79 pontos
  • Platinum: 80 a 110 pontos

Fonte: http://www.temsustentavel.com.br/certificacao-leed-no-brasil/

GBC BRASIL: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL. Certificação LEED. Disponível em: http://www.gbcbrasil.org.br/sobre-certificado.php Acesso em: 04 de agosto de 2018

CONDOMÍNIO VERDE. Dicionário Verde – O seu vocabulário sustentável. Disponível em: http://www.condominiosverdes.com.br/dicionario-verde-o-seu-vocabulario-sustentavel/ Acesso em: 03 de agosto de 2018.

TEM SUSTENTÁVEL: Certificação LEED no Brasil. Disponível em: http://www.temsustentavel.com.br/certificacao-leed-no-brasil/ Acesso em: 07 de agosto de 2018.

SANTOS, Altair. MASSA CINZENTA: Curitiba ganha prédio com pontuação máxima LEED Platinum. 8 de novembro de 2017. Disponível em: http://www.cimentoitambe.com.br/curitiba-ganha-predio-com-pontuacao-maxima-leed-platinum/. Acesso em: 05 de agosto de 2018.