Por: Jéssica Chiafitela


Fonte: Julián Faivovich & Carlos Taboada / biologo.com

Os bioindicadores como o próprio nome já se refere, são organismos vivos sendo eles animais ou vegetais que descrevem a qualidade do ambiente (CETESB, 2018). Estes possuem uma sensibilidade moderada, mas se forem muito sensíveis ou com alta tolerância não apresentam boas resposta significativas sobre o ambiente (PENSAMENTO VERDE, 2015).

Com o avanço dos estudos e pesquisas vem se conhecendo cada vez mais variados tipos de bioindicadores, sendo muitos já conhecidos pela população em geral, como os líquens, algas, anfíbios, insetos, etc, como serão citados no decorrer deste texto.

Os líquens refletem a qualidade do ar e clima, respondendo as mudanças no ambiente florestal. Quando ocorre o desaparecimento do líquen em uma floresta isto pode indicar um estresse ocasionado pelo aumento dos níveis de dióxido de enxofre, e poluentes a base de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio (POZZANA, 2017).

Fonte: biologo.com

Nos ambientes aquáticos as espécies de algas servem como parâmetros parra a medição de matéria orgânica e sobrecarga de nutrientes, como o nitrogênio e o fosforo, quando isto ocorre a uma proliferação deste organismo, causando a eutrofização de rios e lagos que é prejudicial a vida aquática e ao homem (POZZANA, 2017). 

Além destes outros mecanismos são usados para o mecanismo de monitoração do meio como os tecidos de animais e vegetais onde ocorre acumulação e concentração de toxinas, causando deformidades e mudança de hábitos desses organismos (POZZANA, 2017).

Outro indicador bem comum são as minhocas além de decomporem resíduos de plantas, e matérias orgânica, elas formam o húmus e agregados que melhoram a qualidade e a permeabilidade do solo (POZZANA, 2017). Os anfíbios são bioindicadores muito importantes por serem animais muito sensíveis às alterações do ambiente e do clima, no Brasil se encontra cerca de 14% do total das espécies dessa diversidade (ICMBIO, 2018).

Algumas avaliações de toxicidade são realizadas em laboratório e executados com plantas que possuam características especificas, mostrando o resultado com um comportamento ecofisiológico diverso (CETESB, 2018). Variadas espécies que são utilizadas para se obter uma amostra da qualidade do ar, água e solo.

Os organismos usados como bioindicadores quando comparados com os métodos convencionais para avaliação da qualidade ambiental seja ela solo, água e ar, mostra-se com um custo baixo, além de demostrar-se ser utilizado para avaliações de acumulação em eventos de exposição de algum agente poluidor como os metais pesados. Em laboratório sob condições controladas e padronizadas tem sido uma principal fonte de informações para avaliações ecológicas sobre os efeitos contaminantes tóxicos.

 

http://https://www.youtube.com/watch?time_continue=418&v=4wv_DfXQ8vQ

Referências Bibliográficas

Brasil. Anfíbios . Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/ran/anfibios.html. Acesso em: 10 out. 2018

CETESB. Qualidade do solo. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/solo/bioindicadores/. Acesso em: 10 out. 2018

POZZANA, Marco. Bioindicadores. 2017. Disponível em: <https://biologo.com.br/bio/bioindicadores/>. Acesso em: 10 out. 2018.

VERDE, Pensamento. Insetos aquáticos e bioindicadores. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/insetos-aquaticos-e-bioindicadores/. Acesso em: 10 out. 2018