Por: Izabella Kinczel

Você descarta seu resíduo corretamente? Você sabe qual o destino que o resíduo toma quando não está mais em sua posse? É muito importante tomarmos conhecimento sobre as formas de descarte e tempo de decomposição do lixo gerado por nós no dia a dia.

Pensando sobre aquele simples papel que ás vezes deixamos cair das nossas mãos, o canudo de plástico que utilizamos para beber alguma coisa ou qualquer outro tipo de material que é jogado pela natureza, me pergunto: Quanto tempo esse material leva para se decompor?

Há um tempo o lixo gerado pelo homem era em sua maioria, lixo orgânico, material de mais fácil decomposição, já nos dias atuais, o lixo gerado pelo homem não passa de uma montanha de embalagens plásticas e de materiais de difícil degradação. 

Abaixo você pode conferir o tempo de decomposição de alguns materiais. Esse tempo varia de acordo com as condições ambientais. 

 

 

Figura 1 – http://www.espacoeducar.net/2009/02/quanto-tempo-na-natureza.html

Atitudes e consciência sustentável andam de mãos dadas. Gerar resíduos é uma consequência, porém o descarte correto pode nos proporcionar um ambiente muito melhor. 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

EDUCAR, Espaço. Quanto tempo na natureza?: O lixo. 2018. Disponível em: <http://www.espacoeducar.net/2009/02/quanto-tempo-na-natureza.html>. Acesso em: 16 Não é um mês valido! 2018.