Escrito por: Jéssica Sieklicki

O estágio obrigatório, de acordo com a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, “é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma”.

Portanto, esta matéria visa apresentar algumas informações, relativas a estágio obrigatório, que podem ser úteis à acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

• Qual a carga horária que deve ser cumprida em estágio obrigatório?

A carga horária que se deve cumprir em estágio obrigatório é de no mínimo 320 horas, podendo exceder este valor.

• Quais são as etapas necessárias para obter estágio?

1º. Verificar se a empresa, instituição ou prefeitura possui convênio ativo com a UNICENTRO. As empresas que já possuem convênio podem ser consultadas  AQUI.

Caso o local de interesse de estágio não estiver na lista de conveniados, deve ser firmado um novo convênio, para isso os interessados devem solicitar na secretaria do Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM) uma ficha para preencher e entregar no local de interesse de estágio. É relevante salientar a importância do convênio, pois se houver algum acidente durante a realização do estágio, o aluno estará assegurado pelo seguro da UNICENTRO. E também, caso não seja efetuado o convênio, o estágio não poderá ser validado como cumprimento de estágio obrigatório.

Para mais informações relativas a convênios acesse Diretoria de Convênios.

2º. Preencher e entregar assinado o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) no DENAM, outra cópia no local de interesse de estágio e guardar uma  para o estagiário. O TCE pode ser obtido diretamente na secretaria do DENAM ou impresso do anexo III do REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNICENTRO:

Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório Final.(PDF)

O estágio só deve começar a partir do convênio assinado e do TCE ser entregue no departamento.

3º. Após o término do estágio, os alunos serão avaliados de acordo com o que consta no Regulamento de Estágio, de acordo com anuência do Conselho Departamental do DENAM. É obrigatória a apresentação da Ficha de avaliação do supervisor de estágio (Anexo V do regulamento de estágio) e da Ficha de auto-avaliação do estágio (Anexo VI do regulamento de estágio), que devem ser devidamente assinadas.

• Com quem conversar nas empresas?

Depende. Em algumas empresas existem processos de seleção para escolha de estagiários e trainee, geralmente nas maiores e mais conhecidas. Esses processos normalmente constam de etapas de envio de currículo, prova de línguas, teste de conhecimento na área, dinâmicas de grupo acompanhadas de psicólogos e finalmente entrevista com supervisores da área de atuação. As inscrições para esses processos acontecem na maioria das vezes pela internet.

Em outras empresas menores, instituições e prefeituras, geralmente ocorre o contato através do departamento de Recursos Humanos (RH) desses locais, através de ligações ou envio de currículos por e-mail. Sendo muito comum o envio desse currículo através das mãos de pessoas que você conhece e já trabalham nesses lugares.

• Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório

O curso de Engenharia Ambiental da UNICENTRO conta com a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório, a qual é ministrada no 9º semestre do curso, auxiliando os alunos em relação ao cumprimento do estágio obrigatório.

A disciplina tem como objetivo fornecer informações aos alunos para possíveis situações que possam acontecer em entrevistas de emprego e trainee, visando uma maior preparação para esses processos seletivos, buscando o êxito na colocação dos egressos no mercado de trabalho.