Escrito por: Renata Bahena Corrêa

O óleo é extremamente prejudicial para o meio ambiente, pois quando este composto entra em decomposição libera gás metano, um dos gases mais prejudiciais ao meio ambiente, causadores do efeito estufa e aquecimento global. Por isso é muito importante que não se descarte o óleo na pia e nem no lixo.

Em tese, um litro de óleo pode poluir vinte mil litros de água, pois forma uma camada fina sobre a água impedindo a passagem da luz solar, prejudicando também a vida dos animais aquáticos, além de outros problemas que o óleo trás.

Como prática sustentável cada pessoa pode guardar seu óleo e reutilizá-lo, por exemplo, na fabricação caseira de sabão e também de vela.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Irati – PR, possui pontos de coleta de óleo dentro da universidade, o qual também é utilizado para produzir sabão.

COMO FAZER SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA USADO

Ingredientes:

-500g de soda cáustica;

-1 litro de água quente;

-2 litros de óleo de cozinha;

-500ml de álcool;

-5ml do óleo essencial de sua preferência;

Modo de preparo:

Para fazer, coloque a soda cáustica em um balde e vá adicionando lentamente a água quente. Use uma colher de pau e misture com cuidado, até que a soda termine de se dissolver. Acrescente o óleo e continue misturando por mais 20 minutos.

Após esse tempo, adicione o álcool e a essência. Se quiser, você também pode colocar elementos decorativos como flores secas e ervas aromáticas. Mexa novamente até obter uma pasta consistente.

Coloque a mistura em formas e deixe secar por 24 horas. Após o período de secagem ele já estará pronto para o uso. Lembre-se de que este sabão não deve ser usado na pele, já que possui um pH alto e pode causar irritação. Sugerimos usá-lo para lavar roupas, louças e para a limpeza geral da casa.

COMO FAZER VELA COM ÓLEO DE COZINHA USADO

Ingredientes:

-Um recipiente ou jarra;

-Óleo de cozinha usado;

-Arame;

-Pavio;

-2 gotas do óleo essencial de sua preferência;

Modo de preparo:

Para esta receita, precisaremos filtrar o óleo de cozinha usando um pano, para ficarmos com o óleo puro e sem resíduos. Vamos fazer uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio.

Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher tudo, pois o final do pavio deve ficar sobre o óleo. A vela já está pronta. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial que você mais goste para obter um aroma mais agradável.