Escrito por: Leatrice Talita Rodrigues

 

O Favela Orgânica é um projeto que nasceu em 2011, com apenas R$ 140,00 na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ensinar moradores da região a aproveitarem os alimentos em sua totalidade, o Favela Orgânica já levou suas oficinas para outros diferentes estados do Brasil, além do exterior como na França, Itália e Uruguai.

O Favela Orgânica também promove uma mudança na cultura de consumo e desperdício: compra-se menos e gera-se mais comida com a mesma quantidade de alimentos quando esses são aproveitados integralmente. As partes não aproveitadas na produção da refeição passam a serem vistas como matéria prima para a produção de adubo e não mais como lixo.

A idealizadora do projeto é Regina Tchelly, paraibana, mas que mora no Rio de Janeiro desde 2001 e segundo ela, a grande importância do projeto é poder transformar o olhar e mostrar novos paladares às pessoas, fazendo uma boa ação para a natureza, para o bolso, para a saúde e para o mundo.

Muito bacana a iniciativa da Regina e se você se interessou pelo projeto, acesse o link logo abaixo para saber um pouco mais sobre esta história.

Disponível em: <http://www.autossustentavel.com/2017/07/favela-organica.html>.